Licenciatura em

Pedagogia

Reconhecido pelo MEC: Portaria N° 878 de 17/12/2018
Início / Pedagogia

Sobre o curso

O Curso de Pedagogia Licenciatura da Faculdade ESMAC destina-se a formação de professores para exercer funções do magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade presencial, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Modalidade

Presencial

Turno / Duração

Noite / 8 Semestres

Carga Horária

3.840 horas

O profissional egresso do Curso de Administração da Escola Superior Madre Celeste deverá apresentar as seguintes competências ao final de sua formação, a saber: cognitivas, analítica, comportamental, e de ação:

  1. Desenvolver a habilidade cognitiva significa ser informado e aprender sobre administração a partir do acúmulo de estoque de conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, desde a definição de objetivos e a formulação de políticas até o arsenal de idéias existentes sobre estruturas, processos e comportamentos organizacionais;
  2. Desenvolver habilidades analíticas é aprender a identificar e diagnosticar problemas administrativos decompondo-os em diferentes partes, para reordená-los na busca de novas soluções. Aprender a estabelecer relações entre fatores organizacionais e a identificar os mais importantes, além de se poder ver a potencialidade de técnicas e instrumentos administrativos na solução de problemas;
  3. Desenvolver habilidades comportamentais significa adquirir novas maneiras de inserção humanas, dentre padrões alternativos conhecidos e validados socialmente. Desenvolver novas formas de comunicação, de interagir em pequenos e grandes grupos, de exercer ou lidar com o poder e a autoridade;
  4. Desenvolver habilidade de ação denota a capacidade de interferir intencionalmente na realidade, ou seja, a capacidade de transformar conhecimentos e alternativas comportamentais em formas efetivas de ação. Envolve, basicamente, melhor conhecimento de si próprio, de seu papel organizacional, dos objetivos e do contexto em que se atua, além do comprometimento com a missão sócio- econômica da empresa em que se atua.

A formação do administrador deve manter equilíbrio entre os aspectos teóricos e práticos da formação e assegurar a aquisição de habilidades e conhecimentos. As diretrizes curriculares, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, são referências na definição dos conteúdos curriculares e foram perfeitamente contemplados na presente proposta pedagógica.

O Curso de Graduação em Administração da Escola Superior Madre Celeste tem por objetivo geral formar bacharéis qualificados para atuarem no mercado de trabalho, com sólida formação geral, fundamentada em três pilares, quais sejam: desenvolvimento social, econômico e territorial; sustentabilidade em suas diversas facetas; e ética e compromisso com a cidadania.

  • a) Propiciar a formação cultural e profissional do discente, favorecendo a discussão sobre os dilemas éticos e morais da civilização e sociedade brasileira;
  • b) Sensibilizar os estudantes para a responsabilidade e complexidade da Administração na sociedade;
  • c) Contribuir para um entendimento abrangente e devidamente contextualizado da realidade social, econômica e política, na qual se inserem as organizações brasileiras;
  • d) Preparar profissionais para a administração de organizações à luz da prática empreendedora;
  • e) Suscitar interesses e difundir métodos para o estudo e investigação de melhoria de práticas organizacionais;
  • f) Capacitar gestores para a compreensão das múltiplas funções das organizações;
  • g) Discutir a relação entre o mundo empresarial e as funções sociais do trabalho como prática necessária para o auto-desenvolvimento e da cidadania;
  • h) Formar profissionais da Administração que possam atuar para o crescimento dos diversos setores, sejam públicos privados ou do terceiro setor, contribuindo assim a a diminuição da desigualdade sócio- econômica e cultural do Município, Estado e País;
  • i) Propiciar um ambiente adequado e permanente para a troca de experiência e desenvolvimento de propostas inovadoras;
  • j) Preparar gestores analíticos, da realidade, para criar, liderar, tomar decisão, negociar, criticar, pesquisar e promover mudanças necessárias para o sucesso das organizações;
  • k) Superar a dicotomia Teoria X Prática, estimulando os discentes a aplicar seus conhecimentos nas organizações e oferecendo atividades de estágios supervisionados, projetos experimentais como forma de solidificar esta integração;
  • l) Proporcionar uma formação humanista, buscando o resgate da ética nas relações pessoais e profissionais enfatizando o respeito pelo ser humano e pelo meio ambiente, valorizando a qualidade de vida no trabalho e da comunidade.

Matriz Curricular

A formação do administrador deve manter equilíbrio entre os aspectos teóricos e práticos da formação e assegurar a aquisição de habilidades e conhecimentos. As diretrizes curriculares, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, são referências na definição dos conteúdos curriculares e foram perfeitamente contemplados na presente proposta pedagógica.
  • Leitura e Escrita
  • Organização da Educação Brasileira
  • Organização do Trabalho Pedagógico
  • Projeto Político e Pedagógico
  • Psicologia do Desenvolvimento Humano
  • Filosofia Aplicada
  • Cultura, Sociedade e Desenvolvimento
  • Práticas Pedagógicas I: Políticas Educacionais
  • Fundamentos e Metodologia da Educação a Distância
  • Didática
  • Fundamentos da Educação Infantil
  • Libras
  • Educação Especial e Inclusão
  • Ética e Responsabilidade Socioambiental
  • Práticas Pedagógicas II: Alfabetização e Inclusão Educacional
  • Metodologia do Ensino da Arte e Educação
  • História da Educação Brasileira
  • Curriculos e Programas: Politicas e Práticas
  • Sociologia da educação
  • Psicologia Aplicada
  • Metodologia Científica
  • Estágio em Educação Especial
  • Tópicos Integradores III: Recursos e Estratégias Didáticas para PNEE
  • Literatura Infanto-Juvenil
  • Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
  • Psicopedagogia
  • Tecnologia Educacionais
  • Metodologia do Ensino da Educação Infantil
  • Planejamento e Gestão da Educação Básica
  • Topicos Integradores IV: Tecnologias e Cultura Digital na Educação
  • Metoologia do Ensino da Matemática
  • Metodologia do Ensino da Educação Física
  • Políticas Curriculares Nacionais e Estaduais
  • Organização do Trabalho Pedagógico
  • Ensino da Ciências Naturais na Educação
  • Estágio I: Educação Infantil
  • Gestão e Organização do Trabalho Integrado
  • Metodologia do Ensino da Geografia
  • Metodologia do Ensino da História
  • Educação do Campo
  • Fundamentos e Métodos de Avaliação da Aprendizagem
  • Estágio II: Ensino Fundamental (Anos Iniciais) 
  • Metodologia do Ensino da Ciencias Naturais
  • Pedagogia Social e Empresarial
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Eletiva I
  • Projeto de Pesquisa em Educação (TCC 1)
  • Projeto Político e Pedagógico
  • Educação Ambiental
  • Avaliação Institucional e Qualidade Escolar
  • Metodologias Ativas e Inovação
  • Eletiva II
  • Trabalho de Conclusão de Curso(TCC 2)

Matriz Curricular

Sua estrutura curricular apresenta-se em oito períodos letivos, oferecendo ao licenciado em Pedagogia um cabedal de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionado no exercício da profissão fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.

 

A Escola Superior Madre Celeste propõe um desenho curricular que organiza atividades e experiências planejadas e orientadas de modo a possibilitar aos alunos a construção da trajetória de sua formação pedagógica, permitindo que possam co-participar da construção de seu percurso de profissionalização na área da Educação, com uma sólida formação humanista, além de estimular práticas de estudos independentes com vistas a uma progressiva autonomia intelectual e profissional.

  • Leitura e Escrita
  • Organização da Educação Brasileira
  • Organização do Trabalho Pedagógico
  • Projeto Político e Pedagógico
  • Psicologia do Desenvolvimento Humano
  • Filosofia Aplicada
  • Cultura, Sociedade e Desenvolvimento
  • Práticas Pedagógicas I: Políticas Educacionais
  • Fundamentos e Metodologia da Educação a Distância
  • Didática
  • Fundamentos da Educação Infantil
  • Libras
  • Educação Especial e Inclusão
  • Ética e Responsabilidade Socioambiental
  • Práticas Pedagógicas II: Alfabetização e Inclusão Educacional
  • Metodologia do Ensino da Arte e Educação
  • História da Educação Brasileira
  • Curriculos e Programas: Politicas e Práticas
  • Sociologia da educação
  • Psicologia Aplicada
  • Metodologia Científica
  • Estágio em Educação Especial
  • Tópicos Integradores III: Recursos e Estratégias Didáticas para PNEE
  • Literatura Infanto-Juvenil
  • Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
  • Psicopedagogia
  • Tecnologia Educacionais
  • Metodologia do Ensino da Educação Infantil
  • Planejamento e Gestão da Educação Básica
  • Topicos Integradores IV: Tecnologias e Cultura Digital na Educação
  • Metoologia do Ensino da Matemática
  • Metodologia do Ensino da Educação Física
  • Políticas Curriculares Nacionais e Estaduais
  • Organização do Trabalho Pedagógico
  • Ensino da Ciências Naturais na Educação
  • Estágio I: Educação Infantil
  • Gestão e Organização do Trabalho Integrado
  • Metodologia do Ensino da Geografia
  • Metodologia do Ensino da História
  • Educação do Campo
  • Fundamentos e Métodos de Avaliação da Aprendizagem
  • Estágio II: Ensino Fundamental (Anos Iniciais) 
  • Metodologia do Ensino da Ciencias Naturais
  • Pedagogia Social e Empresarial
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Eletiva I
  • Projeto de Pesquisa em Educação (TCC 1)
  • Projeto Político e Pedagógico
  • Educação Ambiental
  • Avaliação Institucional e Qualidade Escolar
  • Metodologias Ativas e Inovação
  • Eletiva II
  • Trabalho de Conclusão de Curso(TCC 2)

ACONTECE NA ESMAC