O Curso de Pedagogia EaD proposto também atende ao apresentar uma concepção da
estrutura curricular fundamentada em metodologia de ensino que articula o ensino e a extensão. O
desenvolvimento de conteúdos integradores e essenciais através de processos interdisciplinares e
Práticas Pedagógicas desenvolve o espírito crítico e analítico, preparando os acadêmicos para a
resolução dos problemas enfrentados na atuação profissional, para posteriormente, aprofundarem a
vivência da Pedagogia nos Estágios Supervisionados.
No início do primeiro ano letivo na EAD da ESMAC é ofertado o programa de nivelamento
para o ensino superior inicialmente em Matemática e Português.
A avaliação contínua e sistematizada do curso será desenvolvida pelo NDE e pela CPA,
serão realizadas análises anuais. Com base nestes resultados será possível identificar e promover
melhorias no currículo e nas práticas acadêmicas no âmbito do curso.
À distância
8 Semestres
3.240 horas
R$ 349,90
I – atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
II – compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
III – fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
IV – trabalhar, em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
V – reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
VI – ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do
desenvolvimento humano;
VII – relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
VIII – promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
IX – identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
X – demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental ecológica, étnico racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
XI – desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
XII – participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
XIII – participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não escolares;
XIV – realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
XV – utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
XVI – estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.
Após o cumprimento de todas as exigências legais para a conclusão do Curso de Pedagogia da ESMAC espera-se que o novo profissional da educação esteja preparado para assumir um compromisso de construção social pautado pela ética, justiça e igualdade.
O principal papel do educador será o de contribuir para o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual, entre outros, das crianças de zero a dez anos, facilitando a aprendizagem de todos, respeitando as diversidades culturais, as diferentes fases, níveis e modalidades do processo
educativo, mesmo para as crianças e/ou adultos cujas oportunidades de escolarização na idade própria não se configuraram.
Para tanto, cientes que também é necessário formar um sujeito atuante e reflexivo, espera-se que o egresso desenvolva as habilidades para a pesquisa, sendo capaz de inferir e questionar sobre a sua realidade e de seus alunos. Dessa maneira o curso, preza pela formação do educador com um olhar voltado para um
aprendizado contínuo capaz de implementar e criar projetos que visem a melhoria da gestão dos processos educacionais, atuante enquanto cidadão e promotor da cidadania, contribuindo assim, grandemente para o desenvolvimento socioeconômico e social da nação.
Aprender a gerir as diversas instituições de ensino, também de forma ética e competente, com vistas à elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico, do planejamento, execução, acompanhamento e avaliação de programas escolares, ainda que aconteçam em ambientes não escolares.
A Coordenação de Curso é um órgão de caráter executivo da administração básica da Faculdade ESMAC, encarregado das atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do Curso. Cada Curso ofertado pela Faculdade é coordenado por um docente, ligado à área específica
do curso e com titulação condizente, escolhido e designado pelo Diretor(a) da ESMAC. O mandato do Coordenador de Curso será pelo período de dois anos, podendo haver recondução a critério do Diretor(a) da ESMAC. O Coordenador de Curso deve ser docente, com titulação mínima de especialista (Lato sensu), sendo priorizado os docentes com titulação de mestrado ou doutorado na área, em curso reconhecido pela legislação brasileira e com experiência comprovada no ensino superior. Em suas faltas ou impedimentos eventuais, o Coordenador de Curso é substituído por professor designado pela Direção da Faculdade.
São algumas das atribuições do Coordenador de Curso:
o superintender todas as atividades do Curso, representando-o junto às autoridades e órgãos da Faculdade; o convocar e presidir as reuniões do Colegiado de Curso e o Núcleo Docente Estruturante (NDE); o acompanhar a execução das atividades programadas, bem como a assiduidade dos professores e alunos;
o apresentar, anualmente, ao Colegiado de Curso e à Diretoria Geral, relatório de suas atividades e de sua Coordenadoria; o sugerir a contratação ou dispensa do pessoal docente, técnico-administrativo e monitores vinculados diretamente ao Curso; o acompanhar junto ao setor responsável pelo controle acadêmico, os relatórios e as informações sobre avaliações e frequência de alunos; o pronunciar-se sobre aproveitamento de estudos e adaptações de alunos; o promover em conjunto com a CPA, periodicamente, a avaliação das atividades e programas do Curso, assim como dos alunos e do pessoal docente e não-docentes nele
lotado;
o propor ou encaminhar projeto para a criação de cursos e programas de pós-graduação, desenvolvimento de projetos de pesquisa, atividades de extensão, visitas técnicas, eventos culturais ou desportivos. A atual Coordenação do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD participou da concepção inicial do PPC e é responsável pela sua execução, coordena o NDE e o Colegiado do Curso, além de participar do Conselho Superior da Faculdade ESMAC. A coordenação do curso de Pedagogia EaD é exercida pela professora Karla Fabiane Lopes de Melo, graduada em xxxxxx pela xxxxx, possui mestrado em xxxxx. Possui experiência
profissional, de magistério superior e de gestão acadêmica, somadas, maior a X (xxxxx) anos.
A Coordenadora é contratada em regime de tempo integral, com 40 horas de atividades semanais, estando prevista carga horária para coordenação, administração, docência e condução do curso.
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) constitui-se de um grupo de docentes do curso, com atribuições acadêmicas de acompanhar o processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia, em colaboração com o
Colegiado de Curso. O NDE tem regulamento próprio aprovado pelo Conselho Superior da ESMAC.
São algumas das atribuições do Núcleo Docente Estruturante (NDE):
a) Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso.
b) Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão constantes no currículo.
c) Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas das necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso.
d) Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de graduação.
e) Atuar na concepção do curso, definindo os objetivos e perfil dos egressos, metodologia, componentes curriculares e formas de avaliação em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais.
f) Analisar os planos de ensino dos componentes curriculares dos cursos, sugerindo melhorias.
g) Supervisionar e acompanhar os processos e resultados das Avaliações de aprendizagem das disciplinas dos cursos.
h) Acompanhar os resultados e propor alternativas de melhoria a partir dos resultados das avaliações internas e externas dos cursos e consonância com o Colegiado.
i) Assessorar a coordenação do curso na condução dos trabalhos de alteração e reestruturação curricular, submetendo a aprovação no Colegiado de Curso, sempre que necessário.
j) Assegurar a integração horizontal e vertical do currículo do curso, respeitando os eixos estabelecidos pelo Projeto Pedagógico Institucional e Projeto Pedagógico do Curso.
k) Acompanhar as atividades do corpo docente no que se refere às práticas investigativas e extensionistas.
l) Participar da revisão e atualização periódica do Projeto Pedagógico do Curso, submetendo-o a análise e aprovação do Colegiado de Curso.
m) Acompanhar as atividades desenvolvidas pelo corpo docente, sobretudo no que diz respeito à integralização dos Planos de Ensino das disciplinas e Plano Integrado de Trabalho.
n) Elaborar semestralmente cronograma de reuniões.
o) Encaminhar relatórios semestrais a coordenação do curso sobre suas atividades, recomendações e contribuições.
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) será constituído pelo Coordenador do Curso, como seu presidente, e no mínimo mais 4 (quatro) docentes atuantes no curso, totalizando 5 docentes. Os docentes que compõem o NDE devem possuir preferencialmente a titulação acadêmica em programas de pós-graduação stricto sensu, pelo menos, 60% (sessenta por cento) de seus membros com titulação acadêmica obtida em programas de mestrado ou doutorado, e são contratados em regime de tempo parcial ou integral.
O estabelecimento do número de vagas para a Licenciatura em Pedagogia EaD se deu em decorrência de estudos prévios realizados pela ESMAC e de estudos do NDE quanto a justificativa da oferta do curso, considerando os conteúdos curriculares, a metodologia, o perfil do egresso que se pretende alcançar, a infraestrutura física e tecnológica disponível, o acervo digital e a possibilidade de expansão futura por meio de Polos. Estão sendo solicitadas 300 (trezentas) vagas anuais para o curso de Pedagogia EaD.
a) Quanto à dimensão do corpo docente: O Corpo docente previsto para os 2 (dois) primeiros anos da Licenciatura em Pedagogia EaD atende integralmente a todas as disciplinas previstas.
b) Quanto à dimensão do corpo de tutores: O Corpo de Tutores de Aprendizagem previsto para os 2 (dois) primeiros anos do curso de Pedagogia EaD atende integralmente a todas as disciplinas previstas. Sendo planejado a quantidade de tutores na ordem de 170 alunos para cada Tutor de Aprendizagem, com 5h de dedicação por ano letivo.
O curso terá tempo mínimo de integralização de 4 (quatro) anos e máximo de 7 (sete) anos para sua conclusão, realizada pelo sistema semestral, sendo a carga horária total de 3.240 horas distribuída de acordo com o que preceitua as Diretrizes Curriculares Nacionais.
Planejado e organizado para funcionar na modalidade a distância (EaD), com regime acadêmico Modular, com no mínimo 50 (cinquenta) dias de trabalho acadêmico efetivo em cada Módulo, excluído o período reservado aos exames finais, quando houver. Sendo 4 (quatro) Módulos e no mínimo 200 (duzentos) dias letivos em um ano, independente do ano civil, totalizando ao final da integralização do curso 16 (dezesseis) módulos.
O currículo do curso de Pedagogia EaD foi elaborado em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução N° 01/2006 CNE), Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (Resolução CNE/CEB 4/2010), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena (Resoluções CNE/CP 1/2002 e CNE/CP 2/2002) e a Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019, propõe a formação de professores, tanto na fase inicial quanto na continuada pautada nos princípios da ética, dialogicidade, tolerância, respeito mútuo, justiça, reconhecimento da diversidade, valorização das diferentes culturas e suas repercussões na vida social, principalmente nas escolas, dando-se especial atenção às relações de gênero e étnico-raciais, à educação sexual, à preservação do meio ambiente, articuladamente à da saúde e da vida, além de outras questões postas pela singularidade do espaço-tempo em que se vive.