Bacharel em

Nutrição

Reconhecido pelo MEC: Portaria N° 268 de 27/03/2015
Início / Nutrição

Sobre o curso

A ciência da Nutrição é uma área da saúde que estuda a relação com alimentos e nutrientes, visando a melhora da qualidade de vida e do bem estar da População. O curso de Nutrição da ESMAC tem como objetivo principal formar nutricionistas com visão humanística, éticos e atentos ao atual cenário alimentar da sociedade. Nossos egressos podem atuar em diferentes áreas, como em clínicas , hospitais, centros de pesquisa, indústrias e unidades de alimentação e nutrição, planejando alimentação para atender necessidades específicas e coletivas e realizando o diagnóstico do Estado Nutricional e prescrevendo e Orientando na elaboração e apresentação de planos alimentares individuais e para coletividade. Pensando sempre na melhor formação do aluno, A ESMAC com com uma equipe de professores altamente capacitados e com estrutura física para realização de aulas teóricas e práticas , e salas de metodologias ativas além de realizar projetos de atendimentos para comunidade externa.

Campos de Atuação:

  • Administração de Unidades de alimentação;
  • Nutrição clínica;
  • Nutrição esportiva;
  • Marketing em nutrição;
  • Docência e pesquisa;
  • Controle de qualidade;
  • Desenvolvimento de produto;
  • Saúde coletiva.

Modalidade

Presencial

Turno / Duração

Noite / 8 Semestres

Carga Horária

3.893 horas

O curso de nutrição visa uma formação generalista e o nutricionista pode exercer atividades em sete diferentes áreas: Alimentação Coletiva, Nutrição Clínica, Docência, Indústria de Alimentos, Nutrição Esportiva e Marketing na área de Nutrição. 

O Curso de Graduação em Nutrição da ESMAC tem como objetivo geral oferecer uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, que capacite o egresso para o exercício de suas atividades profissionais em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, capacitado ao exercício de atividades referentes à assistência no campo da nutrição e alimentação humana individual e coletiva, visando à segurança alimentar e a atenção nutricional na região de inserção da ESMAC, no estado do Pará. Assim, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade cultural, social e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

  • Formar o Nutricionista apto a:

    1. a)    Assimilar os conhecimentos que lhes serão oferecidos durante o período de graduação;
    2. b)   Assimilar as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica apresentada no contexto mundial;
    3. c)    Avaliar e responder com senso crítico as informações que estão sendo oferecidas durante a graduação e no exercício profissional;
    4. d)   Racionar dinâmica e rapidamente, de forma precisa na solução de problemas em sua área de atuação profissional;
    5. e)    Conduzir todas as suas atividades profissionais dentro do mais alto rigor científico, ético e moral.
    • Propiciar ao aluno domínio dos conceitos, teorias e práticas da nutrição nas diferentes áreas de atuação do profissional;

     

    • Dotar o aluno de conhecimentos a respeito da constituição, propriedades e modificações que ocorrem nos alimentos in natura e durante o processamento, transporte, preparação, distribuição e seu aproveitamento pelo organismo humano;

     

    • Dotar o aluno da capacidade de utilizar todos os recursos disponíveis de diagnóstico e tratamento nutricionais ao seu alcance, em favor dos indivíduos e coletividade sob sua responsabilidade profissional, a fim de intervir para a melhoria de o hábito alimentar e estado nutricional da população;

     

    • Dotar o aluno de uma visão global e abrangente da ciência da nutrição e sua aplicação na atenção a instituições públicas e privadas, com consciência das implicações sociais e ambientais das decisões do profissional do mundo contemporâneo;

     

    • Desenvolver no aluno a capacidade de planejar, organizar, gerenciar e avaliar serviços de alimentação e nutrição, bem como de formular e executar programas de educação nutricional, de vigilância nutricional e alimentar;

     

    • Desenvolver no aluno a capacidade de interpretação da realidade, aplicando seus conhecimentos técnicos de forma a adequar a melhor conduta para assegurar a preservação da saúde e prevenção de doenças;

     

    • Dotar o aluno da capacidade de realizar intervenção na área de alimentação e nutrição, considerando a influência sócio-cultural e econômica, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população;

     

    • Desenvolver no aluno visão crítica da sociedade, das suas organizações e da profissão do nutricionista;

     

    • Desenvolver no aluno as habilidades necessárias para a comunicação e para relacionamentos interpessoais de forma a que ele possa atuar em equipes multiprofissionais destinadas a atender a indivíduos ou populações;

     

    • Desenvolver no aluno a capacidade de atuar nos programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e de saúde municipal, estadual e federal;

     

    • Desenvolver no aluno o espírito crítico e o discernimento diante de situação de conflito de interesse;

     

    • Estimular o senso crítico e propiciar o desenvolvimento do espírito investigativo e científico, habilitando o aluno a emitir juízo crítico e autocrítico através do desenvolvimento de pesquisa, participação em congressos, seminários, colóquios e outros eventos científicos;

     

    • Estimular a capacidade de criação de conhecimento novo nos campos de atuação da Nutrição;

     

    • Estimular o aluno a desempenhar sua profissão, com consciência da necessidade da qualidade e das implicações éticas em seu trabalho;

     

    • Orientar o aluno a planejar sua carreira profissional e seu desenvolvimento pessoal, com autonomia e responsabilidade;

     

    • Desenvolver atitude investigativa que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento, por meio da investigação científica e da extensão.

Matriz Curricular

A escola Superior Madre Celeste, te em seu curso de Nutrição, matérias básicas, como Bioquímica, Farmacologia, Higiene dos Alimentos, Fisiologia Humana, Imunologia, Alimentos Funcionais e Substâncias Bioativas, Marketing em Alimentação e NutriçãoNutrição Esportiva e Comportamento Alimentar.

  • Anatomofisiologia Humana
  • Citologia e Embriologia
  • Biossegurança
  • Metodologia Científica
  • Bioestatística e delineamento experimental
  • Vivências multidisciplinares 1
  • Genética e Biologia Molecular
  • Histologia e Patologia Celular
  • Saúde Pública e Coletiva
  • Microbiologia de Alimentos
  • Bioquímica Geral e Sistêmica
  • Deontologia e Ética em Nutrição
  • Vivências multidisciplinares 2
  • Nutrição Humana e Biodisponibilidade
  • Farmacologia Geral
  • Políticas de Saúde e epidemiologia aplicadas a Nutrição
  • Bromatologia
  • Mecanismos de Agressão e Defesa
  • Marketing em serviços de alimentação
  • Vivências multidisciplinares 3
  • Educação Nutricional
  • Avaliação Nutricional
  • Planejamento e organização de cardápio
  • Higiente e Controle Sanitário dos Alimentos
  • Cultura, Sociedade e Desenvolvimento
  • Técnica Dietética
  • Vivências multidisciplinares 4
  • Nutrição Esportiva
  • Políticas de saúde na Amazônia
  • Gestão de UAN
  • Nutrição no Ciclo Vital
  • Tecnologia de Alimentos e Desenvolvimento de Produtos
  • Vivências multidisciplinares 5
  • Nutrição Clínica 1
  • Empreendedorismo e inovação
  • Estágio em Nutrição Social – I
  • Vivências multidisciplinares 6
  • Nutrição Clínica 2
  • Estágio Supervisionado II
  • Eletiva
  • Estágio em UAN – III
  • TCC1
  • Controle de Qualidade e gestão Sustentável
  • TCC2
  • Estágio em Nutrição Clínica – IV

ACONTECE NA ESMAC