Bacharel em

Ciências Contábeis

Reconhecido pelo MEC: Portaria N° 266 de 03/04/2017
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Sobre o curso

O currículo do curso de bacharelado em Ciências Contábeis, modalidade Presencial, foi elaborado considerando a Resolução CNE/CES nº 10/2004, atual DCN do curso de graduação em Ciências Contábeis; a Resolução CNE/CES n°4, de 06/04/2009, que dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de Ciências Contábeis; e a Resolução CNE/CES n° 3, de 02/07/2007, que dispõe sobre procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora-aula.

O curso terá tempo mínimo de integralização de 4 (quatro) anos e máximo de 8 (oito) anos para sua conclusão, realizada pelo sistema semestral, totalizando no mínimo 200 (duzentos) dias letivos em um ano, sendo a carga horária total de 3.360 horas distribuída de acordo com o que  preceitua as Diretrizes Curriculares Nacionais.

O currículo do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade ESMAC apresenta-se didaticamente alicerçado em três etapas da formação profissional: capacitação profissional, formação profissional e formação metodológica.

A primeira voltada à capacitação profissional a partir de informações básicas, mas articuladas a outras áreas do conhecimento, em que se inicia a construção do pensamento científico em Ciências Contábeis. A utilização de outras ciências, que compõem a estrutura curricular do curso, bem como aquelas que fomentem a formação do pensamento crítico, ético, humanístico e inovador, permitem uma intervenção transformadora na sociedade.

A segunda voltada à formação profissional propriamente dita, quando o graduando adquirirá conhecimentos específicos à profissão de Contador, tais como: Controladoria, Contabilidade Púbica, Contabilidade Comercial, Auditoria, Contabilidade Agropecuária e demais disciplinas que compõem o currículo do curso.

Por fim a formação metodológica responsável pela dinâmica curricular na busca pela praxes profissional, compreendida pela relação dialética entre teoria e prática profissional.

Desta forma, destaca-se a importância que os diversos ramos científicos epistemologicamente contribuem para a análise e formação do profissional enquanto gestor de relações num mundo concreto, dinâmico, dialético, contudo, instrumentalizado para enfrentar as contradições da realidade do universo globalizado.

Modalidade

Presencial

Turno / Duração

Noite / 8 Semestres

Carga Horária

3.360 horas

O crescimento econômico, tecnológico e social passou a exigir um profissional em Ciências Contábeis com visão generalista e relevante formação humanista e instrumental. Com o trabalho repetitivo sendo substituído pelo trabalho baseado no conhecimento sistematizado, onde é preciso diagnosticar, prevenir, antecipar, decidir e interferir em relação a uma dada situação concreta de trabalho, a imprevisibilidade dessas situações obriga o contador a fazer escolhas e opções o tempo todo. Ampliam-se, pois, as operações mentais e cognitivas envolvidas nas atividades, além da dependência da realização das metas e objetivos com e por meio das pessoas, daí a forte ênfase no desenvolvimento das competências humanas e interpessoais. Trata-se, agora, da qualificação real do Contador, compreendida como um conjunto de competências e habilidades, saberes e conhecimentos, que provêm de várias instâncias, tanto da formação geral (conhecimento científico), quanto da formação específica (conhecimento técnico) e da experiência de trabalho e social (qualificações pessoais e humanas).

Este conjunto de competências amplia-se para além da dimensão cognitiva, centradas nas competências intelectuais e técnicas, exigindo competências comunicativas, competências sociais, competências comportamentais e competências humanas.

O curso de graduação em Ciências Contábeis é regido pela Resolução CNE/CES n. 10, de 16 de dezembro de 2004, estabelecendo o perfil do egresso desejado aliado com as necessidades do mercado para a formação do Contador,  viabilizando um profissional mais qualificado que sejam capacitados a:

 

I – utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais;

II – demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;

III – elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;

IV – aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;

V – desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos e à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão;

VI – exercer suas responsabilidades com o expressivo domínio das funções contábeis, incluindo noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante a sociedade, gerando, também, informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania;

VII – desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico-analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação;

VIII – exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais.

Seguindo as referidas Diretrizes, o perfil de egresso do curso de Ciências Contábeis da Faculdade ESMAC foi articulado a partir de seu objetivo geral, contemplando-se a sua formação para além da dimensão cognitiva, das competências intelectuais e técnicas, integrando o Saber, o Saber Fazer, Saber Fazer Bem e o Querer Fazer. Sendo assim, o egresso do curso de Ciências Contábeis da Faculdade ESMAC deverá ser capaz de compreender os fundamentos científicos, técnicos, sociais e econômicos da produção e de seu gerenciamento, nos seus diversos níveis, de maneira reflexiva, contextualizada e crítica, com visão global e empreendedora, senso de justiça, ética e responsabilidade social no desenvolvimento de estratégias criativas e inovadoras pertinentes às organizações e ao ser humano, com flexibilidade intelectual e adaptabilidade às diversas situações presentes nos vários segmentos do campo de atuação das Ciências Contábeis e preparado para atuar localmente, regionalmente, nacionalmente ou globalmente.

Além destas competências gerais previstas na DCN, destacamos as seguintes competências específicas previstas para o egresso do curso de Ciências Contábeis da Faculdade ESMAC, o qual estará apto para:

 

  1. a)Valorizar a responsabilidade social, justiça e ética profissional;
  2. b)Tomar decisões em um cenário diversificado e interdependente, por meio de uma visão sistêmica e humanística;
  3. c)Resolver problemas e implementar propostas alternativas e inovadoras;
  4. d)Planejar, organizar e controlar o funcionamento de qualquer tipo de organização, particular, pública ou do terceiro setor, visando atingir os objetivos com o máximo de eficiência e eficácia;
  5. e)Atuar produtivamente em equipes interdisciplinares e multiprofissionais;
  6. f)Selecionar métodos e técnicas administrativas que privilegiem a realização de projetos e ações de melhoria e expansão das atividades organizacionais;
  7. g)Desenvolver estratégias adequadas de acordo com o ambiente competitivo e com os interesses institucionais;
  8. h)Buscar o contínuo aperfeiçoamento pessoal, técnico e profissional;
  9. i)Ser empreendedor considerando a diversidade do social e cultural;
  10. j)Comunicar-se com adequação nas diversas situações que envolvem a dinâmica da função de gestor;
  11. k)Valorizar a autonomia e a aprendizagem continuada.

 

O acadêmico, ao longo do curso, deverá desenvolver habilidades e conhecimentos técnicos e científicos e profissionais de tal modo que tenha competência para:

 

  1. a)Diagnósticos, formulação e controle de estratégias de negócios para aumentar a competitividade das organizações, fazendo uso das ferramentas de gestão empresarial;
  2. b)Identificação de oportunidades, desenvolvimento de análises organizacionais, resolução de problemas complexos de gestão por meio da criação de mecanismos colaborativos, multiprofissionais e intersetoriais;
  3. c)Negociação e solução de impasses e problemas de gestão resultando na eficiência e eficácia das organizações;
  4. d)Iniciativa e autossuficiência na busca de novos métodos de trabalho e gestão para facilitar o processo de administração empreendedora.
  5. e)Comunicação, trabalho em equipe, liderança, autogestão, aprendizagem e adaptação às mudanças.

 

Nesse sentido, ao final do curso, o Bacharel em Ciências Contábeis egresso da Faculdade ESMAC estará apto a desenvolver gerenciamento adequado nos mais variados setores da administração, buscando aprimorar seu espírito inovador em prol de soluções que melhorem e facilitem o dia a dia das corporações e da sociedade.

O ambiente local e regional de atuação dos futuros profissionais em Ciências Contábeis é formado predominantemente por micro, pequenas, médias empresas e instituições públicas. Torna-se muito importante, portanto, analisar, compreender, apreender, discutir e reconhecer esse contexto local e regional, no processo de formação do futuro profissional em Ciências Contábeis visando qualificação e inserção no mercado de trabalho, buscando formar um profissional capaz de atuar em organizações de quaisquer portes.

Nesse contexto, o objetivo geral do curso consiste em “formar um profissional capaz de atuar junto aos diversos tipos de organizações existentes, nas esferas internacional, nacional e regional, e de adaptar-se às mudanças de contexto social, econômico, político e cultural, possuidor de sólidos conhecimentos técnicos das Ciências Contábeis associados a um conjunto de habilidades humanas que proporcione atuar em ambientes de complexidade e competitividade, com visão empreendedora voltada para a inovação e visando a melhoria da qualidade de vida da sociedade”.

  • a)   Propiciar a compreensão de conceitos teóricos integrados as situações aplicadas a realidade organizacional, utilizando para isto as metodologias pedagógicas mais ativas e fundamentadas em estudos de casos;

    b)   Desenvolver conceitos e competências que possam auxiliar a análise e solução de problemas contábeis e implementação eficaz de ações e estratégias no âmbito de atuação nas organizações, decidindo entre alternativas e identificando e dimensionando riscos;

    c)   Contribuir para a formação de profissionais capazes de organizar, dirigir, supervisionar e avaliar com competência as funções básicas do processo contábil nas micros, pequenas, médias e grandes empresas de serviços, indústrias e organizações sociais;

    d)  Contribuir para a formação de um profissional criativo, crítico e reflexivo, com uma visão generalista e sistêmica do fenômeno contábil nos diferentes contextos, capaz de compreender os problemas do mundo contemporâneo e as mudanças da sociedade com reflexos na profissão;

    e)   Formar profissionais que possam agregar valor às organizações em que atuam, com ética profissional e visão empreendedora voltada para a geração de emprego e renda e à melhoria da qualidade de vida da sociedade;

    f)    Desenvolver habilidades para o uso das novas tecnologias de informação e comunicação nas práticas profissionais e a utilização adequada das informações;

    g)   Estimular o desenvolvimento humano do estudante por meio da extensão, envolvendo-o na vida da Instituição e na realidade social em que está inserido, a fim de compreender, desde cedo, a importância do papel no exercício profissional como instrumento de promoção de transformações social, política, econômica, cultural e ambiental nas esferas internacional, nacional, regional e local;

    h)   Propiciar aos estudantes o exercício da autonomia no aprender, estimulando constantemente o aprimoramento profissional por intermédio do desenvolvimento de competências, habilidades de comunicação e pesquisa, bem como o aprofundamento por meio da educação continuada;

    i)     Desenvolver a capacidade criativa, a autoconfiança e a flexibilidade através de um ambiente colaborativo, por meio do desenvolvimento de projetos em equipes multi e interdisciplinares, estimulando a cocriação e o processo de inovação aberta, bem como o desenvolvimento das técnicas de gestão de equipes e de projetos.

Matriz Curricular

Durante o curso de graduação, o aluno deve ser estimulado a produzir trabalhos acadêmicos que lhe propiciem o desenvolvimento de um conjunto de competências no campo de sua futura atuação profissional, por meio de uma aproximação maior entre a realidade prática e a teoria aprendida em sala de aula. Como o conhecimento na vida cotidiana não aparece fragmentado, pois a realidade é necessariamente global e multidimensional, precisamos encontrar uma forma de garantir espaço e tempo no currículo para a integração dos saberes, sem que isso signifique desconsiderar as especificidades disciplinares. Para tal, faz-se necessária a adoção de uma atitude interdisciplinar, a qual envolverá o corpo docente e discente em uma mudança no processo de tomada de decisão frente aos problemas que permeiam as disciplinas envolvidas.

No período do planejamento acadêmico, são verificadas pelo NDE as atividades a serem executadas e analisada a adequação das ementas e planos de ensino. Caberá ao NDE realizar a constante adequação do Curso.

Na organização dos conteúdos foram observados os 6 passos do Planejamento Curricular:

 

  1. a)Identificar as necessidades dos aprendizes e onde se pretende chegar.
  2. b)Elencar e definir as competências que devem ser desenvolvidas e adquiridas durante e ao fim da experiência educacional.
  3. c)Descrever as competências na forma de resultados esperados e objetivos específicos.
  4. d)Garantir os métodos de avaliação do estudante.
  5. e)Estabelecer como a experiência educacional será avaliada e melhorada.
  6. f)No início de cada componente curricular, professores e alunos devem rever o currículo proposto e ter clareza sobre objetivos de aprendizagem, estratégias de ensino, métodos de avaliação do desempenho esperado (conhecimento, habilidades e competências) e como o componente curricular será avaliado e melhorado.

 

Portanto, a bibliografia e a abordagem dos conteúdos serão constantemente atualizadas frente às demandas pedagógicas observadas pelo corpo docente do curso. A bibliografia será priorizada no formato digital, pois trata-se de um curso ofertado na modalidade a distância, esta estratégia garante aos estudantes o acesso ao material didático de qualidade e disponível em qualquer lugar e horário com acesso via Internet.

  • Fundamentos da Administração;
  • Contabilidade Introdutória;
  • Psicologia Organizacional;
  • Cultura, Sociedade e Desenvolvimento;
  • Aprendizagem Baseada em Projetos: Tendências e Inovação em Negócios;
  • Organização e Gestão de Processos;
  • Matemática Financeira;
  • Teoria da Contabilidade;
  • Fundamentos da Economia;
  • Ética e Responsabilidade Socioambiental;
  • Aprendizagem Baseada em Projetos: Práticas Contábeis no Planejamento e Abertura de uma Empresa;
  • Direito Empresarial;
  • Contabilidade Gerencial;
  • Contabilidade Intermediária;
  • Gestão de Pessoas e Liderança;
  • Metodologia Científica;
  • Aprendizagem Baseada em Projetos: Práticas em Rotinas Contábeis Intermediária;
  • Direito Financeiro e Tributário;
  • Probabilidade e Estatística;
  • Gestão de Custos;
  • Gestão Estratégica;
  • Empreendedorismo e Inovação nos Aprendizagem Baseada em Projetos: Business Plan;
  • Contabilidade Aplicada ao Setor Público;
  • Contabilidade Avançada;
  • Macroeconomia;
  • Direito do Trabalho;
  • Aprendizagem Baseada em Projetos: Práticas em Rotinas Contábeis Avançada;
  • Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação;
  • Gestão Financeira
  • Eletiva;
  • Análise de Viabilidade Econômico-Financeira;
  • Planejamento e Contabilidade Tributária;
  • Aprendizagem Baseada em Projetos: Planejamento Financeiro do Negócio;
  • Orçamento Empresarial;
  • Controladoria;
  • Eletiva;
  • Gestão de Projetos;
  • Contabilidade Internacional;
  • Aprendizagem Baseada em Projetos: Mercado e Competitividade;
  • Governança e Compliance;
  • Contabilidade Aplicada ao Agronegócio;
  • Mercado Financeiro e de Capitais;
  • Auditoria e Gestão de Riscos;
  • Ética e Responsabilidade do Contador;
  • Aprendizagem Baseada em Projetos: Perícia, Arbitragem e Avaliações Contábeis;

ACONTECE NA ESMAC