O currículo do curso de bacharelado em Ciências Contábeis, modalidade Presencial, foi elaborado considerando a Resolução CNE/CES nº 10/2004, atual DCN do curso de graduação em Ciências Contábeis; a Resolução CNE/CES n°4, de 06/04/2009, que dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de Ciências Contábeis; e a Resolução CNE/CES n° 3, de 02/07/2007, que dispõe sobre procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora-aula.
O curso terá tempo mínimo de integralização de 4 (quatro) anos e máximo de 8 (oito) anos para sua conclusão, realizada pelo sistema semestral, totalizando no mínimo 200 (duzentos) dias letivos em um ano, sendo a carga horária total de 3.360 horas distribuída de acordo com o que preceitua as Diretrizes Curriculares Nacionais.
O currículo do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade ESMAC apresenta-se didaticamente alicerçado em três etapas da formação profissional: capacitação profissional, formação profissional e formação metodológica.
A primeira voltada à capacitação profissional a partir de informações básicas, mas articuladas a outras áreas do conhecimento, em que se inicia a construção do pensamento científico em Ciências Contábeis. A utilização de outras ciências, que compõem a estrutura curricular do curso, bem como aquelas que fomentem a formação do pensamento crítico, ético, humanístico e inovador, permitem uma intervenção transformadora na sociedade.
A segunda voltada à formação profissional propriamente dita, quando o graduando adquirirá conhecimentos específicos à profissão de Contador, tais como: Controladoria, Contabilidade Púbica, Contabilidade Comercial, Auditoria, Contabilidade Agropecuária e demais disciplinas que compõem o currículo do curso.
Por fim a formação metodológica responsável pela dinâmica curricular na busca pela praxes profissional, compreendida pela relação dialética entre teoria e prática profissional.
Desta forma, destaca-se a importância que os diversos ramos científicos epistemologicamente contribuem para a análise e formação do profissional enquanto gestor de relações num mundo concreto, dinâmico, dialético, contudo, instrumentalizado para enfrentar as contradições da realidade do universo globalizado.
O crescimento econômico, tecnológico e social passou a exigir um profissional em Ciências Contábeis com visão generalista e relevante formação humanista e instrumental. Com o trabalho repetitivo sendo substituído pelo trabalho baseado no conhecimento sistematizado, onde é preciso diagnosticar, prevenir, antecipar, decidir e interferir em relação a uma dada situação concreta de trabalho, a imprevisibilidade dessas situações obriga o contador a fazer escolhas e opções o tempo todo. Ampliam-se, pois, as operações mentais e cognitivas envolvidas nas atividades, além da dependência da realização das metas e objetivos com e por meio das pessoas, daí a forte ênfase no desenvolvimento das competências humanas e interpessoais. Trata-se, agora, da qualificação real do Contador, compreendida como um conjunto de competências e habilidades, saberes e conhecimentos, que provêm de várias instâncias, tanto da formação geral (conhecimento científico), quanto da formação específica (conhecimento técnico) e da experiência de trabalho e social (qualificações pessoais e humanas).
Este conjunto de competências amplia-se para além da dimensão cognitiva, centradas nas competências intelectuais e técnicas, exigindo competências comunicativas, competências sociais, competências comportamentais e competências humanas.
O curso de graduação em Ciências Contábeis é regido pela Resolução CNE/CES n. 10, de 16 de dezembro de 2004, estabelecendo o perfil do egresso desejado aliado com as necessidades do mercado para a formação do Contador, viabilizando um profissional mais qualificado que sejam capacitados a:
I – utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais;
II – demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;
III – elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;
IV – aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;
V – desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos e à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão;
VI – exercer suas responsabilidades com o expressivo domínio das funções contábeis, incluindo noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante a sociedade, gerando, também, informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania;
VII – desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico-analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação;
VIII – exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais.
Seguindo as referidas Diretrizes, o perfil de egresso do curso de Ciências Contábeis da Faculdade ESMAC foi articulado a partir de seu objetivo geral, contemplando-se a sua formação para além da dimensão cognitiva, das competências intelectuais e técnicas, integrando o Saber, o Saber Fazer, Saber Fazer Bem e o Querer Fazer. Sendo assim, o egresso do curso de Ciências Contábeis da Faculdade ESMAC deverá ser capaz de compreender os fundamentos científicos, técnicos, sociais e econômicos da produção e de seu gerenciamento, nos seus diversos níveis, de maneira reflexiva, contextualizada e crítica, com visão global e empreendedora, senso de justiça, ética e responsabilidade social no desenvolvimento de estratégias criativas e inovadoras pertinentes às organizações e ao ser humano, com flexibilidade intelectual e adaptabilidade às diversas situações presentes nos vários segmentos do campo de atuação das Ciências Contábeis e preparado para atuar localmente, regionalmente, nacionalmente ou globalmente.
Além destas competências gerais previstas na DCN, destacamos as seguintes competências específicas previstas para o egresso do curso de Ciências Contábeis da Faculdade ESMAC, o qual estará apto para:
O acadêmico, ao longo do curso, deverá desenvolver habilidades e conhecimentos técnicos e científicos e profissionais de tal modo que tenha competência para:
Nesse sentido, ao final do curso, o Bacharel em Ciências Contábeis egresso da Faculdade ESMAC estará apto a desenvolver gerenciamento adequado nos mais variados setores da administração, buscando aprimorar seu espírito inovador em prol de soluções que melhorem e facilitem o dia a dia das corporações e da sociedade.
O ambiente local e regional de atuação dos futuros profissionais em Ciências Contábeis é formado predominantemente por micro, pequenas, médias empresas e instituições públicas. Torna-se muito importante, portanto, analisar, compreender, apreender, discutir e reconhecer esse contexto local e regional, no processo de formação do futuro profissional em Ciências Contábeis visando qualificação e inserção no mercado de trabalho, buscando formar um profissional capaz de atuar em organizações de quaisquer portes.
Nesse contexto, o objetivo geral do curso consiste em “formar um profissional capaz de atuar junto aos diversos tipos de organizações existentes, nas esferas internacional, nacional e regional, e de adaptar-se às mudanças de contexto social, econômico, político e cultural, possuidor de sólidos conhecimentos técnicos das Ciências Contábeis associados a um conjunto de habilidades humanas que proporcione atuar em ambientes de complexidade e competitividade, com visão empreendedora voltada para a inovação e visando a melhoria da qualidade de vida da sociedade”.
a) Propiciar a compreensão de conceitos teóricos integrados as situações aplicadas a realidade organizacional, utilizando para isto as metodologias pedagógicas mais ativas e fundamentadas em estudos de casos;
b) Desenvolver conceitos e competências que possam auxiliar a análise e solução de problemas contábeis e implementação eficaz de ações e estratégias no âmbito de atuação nas organizações, decidindo entre alternativas e identificando e dimensionando riscos;
c) Contribuir para a formação de profissionais capazes de organizar, dirigir, supervisionar e avaliar com competência as funções básicas do processo contábil nas micros, pequenas, médias e grandes empresas de serviços, indústrias e organizações sociais;
d) Contribuir para a formação de um profissional criativo, crítico e reflexivo, com uma visão generalista e sistêmica do fenômeno contábil nos diferentes contextos, capaz de compreender os problemas do mundo contemporâneo e as mudanças da sociedade com reflexos na profissão;
e) Formar profissionais que possam agregar valor às organizações em que atuam, com ética profissional e visão empreendedora voltada para a geração de emprego e renda e à melhoria da qualidade de vida da sociedade;
f) Desenvolver habilidades para o uso das novas tecnologias de informação e comunicação nas práticas profissionais e a utilização adequada das informações;
g) Estimular o desenvolvimento humano do estudante por meio da extensão, envolvendo-o na vida da Instituição e na realidade social em que está inserido, a fim de compreender, desde cedo, a importância do papel no exercício profissional como instrumento de promoção de transformações social, política, econômica, cultural e ambiental nas esferas internacional, nacional, regional e local;
h) Propiciar aos estudantes o exercício da autonomia no aprender, estimulando constantemente o aprimoramento profissional por intermédio do desenvolvimento de competências, habilidades de comunicação e pesquisa, bem como o aprofundamento por meio da educação continuada;
i) Desenvolver a capacidade criativa, a autoconfiança e a flexibilidade através de um ambiente colaborativo, por meio do desenvolvimento de projetos em equipes multi e interdisciplinares, estimulando a cocriação e o processo de inovação aberta, bem como o desenvolvimento das técnicas de gestão de equipes e de projetos.
Durante o curso de graduação, o aluno deve ser estimulado a produzir trabalhos acadêmicos que lhe propiciem o desenvolvimento de um conjunto de competências no campo de sua futura atuação profissional, por meio de uma aproximação maior entre a realidade prática e a teoria aprendida em sala de aula. Como o conhecimento na vida cotidiana não aparece fragmentado, pois a realidade é necessariamente global e multidimensional, precisamos encontrar uma forma de garantir espaço e tempo no currículo para a integração dos saberes, sem que isso signifique desconsiderar as especificidades disciplinares. Para tal, faz-se necessária a adoção de uma atitude interdisciplinar, a qual envolverá o corpo docente e discente em uma mudança no processo de tomada de decisão frente aos problemas que permeiam as disciplinas envolvidas.
No período do planejamento acadêmico, são verificadas pelo NDE as atividades a serem executadas e analisada a adequação das ementas e planos de ensino. Caberá ao NDE realizar a constante adequação do Curso.
Na organização dos conteúdos foram observados os 6 passos do Planejamento Curricular:
Portanto, a bibliografia e a abordagem dos conteúdos serão constantemente atualizadas frente às demandas pedagógicas observadas pelo corpo docente do curso. A bibliografia será priorizada no formato digital, pois trata-se de um curso ofertado na modalidade a distância, esta estratégia garante aos estudantes o acesso ao material didático de qualidade e disponível em qualquer lugar e horário com acesso via Internet.