Superior de Tecnologia em

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Reconhecido pelo MEC: Portaria Nº 541, de 30 de setembro de 2024
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Sobre o curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da ESMAC, visa atender à crescente demanda por profissionais capacitados nas áreas da tecnologia da informação, especialmente aqueles que atuam com o desenvolvimento de softwares, sistemas em redes, gestão de dados e segurança da informação.

No Curso o estudante adquire uma base teórica sólida e uma intensa vivência prática na programação de projetos de computação, sendo capaz de atuar na área de análise de sistemas, no desenvolvimento de aplicativos para computadores, web e dispositivos móveis, gerenciamento de projetos de sistemas de informação e, também, no empreendedorismo digital e tecnológico.

Modalidade

Presencial

Duração

10 Módulos

Carga Horária

2.220 horas

Mensalidade

R$ 320,00

O profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas egresso da ESMAC poderá analisar, projetar, desenvolver, testar, manter, validar e verificar sistemas de informação para computadores, para a Internet e dispositivos móveis. O egresso também estará apto para atuar no gerenciamento de projetos de sistemas de informação e no empreendedorismo digital e tecnológico

A formação do administrador deve manter equilíbrio entre os aspectos teóricos e práticos da formação e assegurar a aquisição de habilidades e conhecimentos. As diretrizes curriculares, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, são referências na definição dos conteúdos curriculares e foram perfeitamente contemplados na presente proposta pedagógica.

O Curso de Graduação em Administração da Escola Superior Madre Celeste tem por objetivo geral formar bacharéis qualificados para atuarem no mercado de trabalho, com sólida formação geral, fundamentada em três pilares, quais sejam: desenvolvimento social, econômico e territorial; sustentabilidade em suas diversas facetas; e ética e compromisso com a cidadania.

  • a) Propiciar a formação cultural e profissional do discente, favorecendo a discussão sobre os dilemas éticos e morais da civilização e sociedade brasileira;
  • b) Sensibilizar os estudantes para a responsabilidade e complexidade da Administração na sociedade;
  • c) Contribuir para um entendimento abrangente e devidamente contextualizado da realidade social, econômica e política, na qual se inserem as organizações brasileiras;
  • d) Preparar profissionais para a administração de organizações à luz da prática empreendedora;
  • e) Suscitar interesses e difundir métodos para o estudo e investigação de melhoria de práticas organizacionais;
  • f) Capacitar gestores para a compreensão das múltiplas funções das organizações;
  • g) Discutir a relação entre o mundo empresarial e as funções sociais do trabalho como prática necessária para o auto-desenvolvimento e da cidadania;
  • h) Formar profissionais da Administração que possam atuar para o crescimento dos diversos setores, sejam públicos privados ou do terceiro setor, contribuindo assim a a diminuição da desigualdade sócio- econômica e cultural do Município, Estado e País;
  • i) Propiciar um ambiente adequado e permanente para a troca de experiência e desenvolvimento de propostas inovadoras;
  • j) Preparar gestores analíticos, da realidade, para criar, liderar, tomar decisão, negociar, criticar, pesquisar e promover mudanças necessárias para o sucesso das organizações;
  • k) Superar a dicotomia Teoria X Prática, estimulando os discentes a aplicar seus conhecimentos nas organizações e oferecendo atividades de estágios supervisionados, projetos experimentais como forma de solidificar esta integração;
  • l) Proporcionar uma formação humanista, buscando o resgate da ética nas relações pessoais e profissionais enfatizando o respeito pelo ser humano e pelo meio ambiente, valorizando a qualidade de vida no trabalho e da comunidade.

Matriz Curricular

A formação do administrador deve manter equilíbrio entre os aspectos teóricos e práticos da formação e assegurar a aquisição de habilidades e conhecimentos. As diretrizes curriculares, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, são referências na definição dos conteúdos curriculares e foram perfeitamente contemplados na presente proposta pedagógica.
  • Aprendizagem Baseada em Projetos: Tendências e Inovação em Negócios
  • Contabilidade Introdutória
  • Cultura, Sociedade e Desenvolvimento
  • Fundamentos da Administração
  • Matemática Aplicada à Gestão Psicologia Organizacional
  • Aprendizagem Baseada em Projetos: Práticas no Planejamento e Abertura de uma Empresa
  • Ética e Responsabilidade Socioambiental
  • Fundamentos da Economia
  • Matemática Financeira
  • Organização e Gestão de Processos
  • Gestão de Pessoas e Liderança
  • Aprendizagem Baseada em Projetos: Práticas em Rotinas Administrativas Intermediária
  • Administração Mercadológica
  • Contabilidade Gerencial
  • Direito Empresarial
  • Metodologia Científica
  • Teoria da Adminitração
  • Aprendizagem Baseada em Projetos:
  • Business Plan
  • Direito Financeiro e Tributário
  • Empreendedorismo e Inovação nos Negócios
  • Gestão de Custos
  • Gestão Estratégica
  • Probabilidade e Estatística
  • Aprendizagem Baseada em Projetos: Práticas em Rotinas Administrativas Avançada
  • Administração da Produção e Operações
  • Direito do Trabalho
  • Logística e Cadeia de Suprimentos
  • Macroeconomia
  • Análise de Viabilidade Econômico-Financeira
  • Aprendizagem Baseada em Projetos: Planejamento Financeiro do Negócio
  • Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação
  • Eletiva 01
  • Gestão Financeira
  • Pesquisa e Análise de Mercado
  • Aprendizagem Baseada em Projetos: Mercado e Competitividade
  • Contabilidade Internacional
  • Controladoria
  • Eletiva 02
  • Gestão de Projetos
  • Orçamento Empresarial
  • Aprendizagem Baseada em Projetos: Auditoria
  • Auditoria e Gestão de Riscos
  • Gestão de Qualidade
  • Gestão Integrada de Canais de Marketing
  • Governança e Compliance
  • Mercado Financeiro e de Capitais

Matriz Curricular

  • Matemática Computacional;
  • Arquitetura e Organização de Computadores;
  • Tecnologias e Cultura Digital.
  • Sistemas Operacionais;
  • Lógica Computacional;
  • Cultura, Sociedade e Desenvolvimento.
  • Organização e Gestão de Processos;
  • Estruturas de Dados;
  • Ética e Responsabilidade Socioambiental.
  • Empreendedorismo e Inovação nos
    Negócios;
  • Algoritmos e Programação;
  • Aprendizagem Baseada em Projetos I: Tendências de Mercado em Tecnologia da Informação.
  • Gestão de Projetos;
  • Análise de Algoritmos;
  • Estatística e Probabilidade.
  • Análise e Projeto Orientado a Objetos;
  • Programação Estruturada;
  • Fundamentos de Banco de Dados.
  • Administração de Redes de Computadores;
  • Eletiva;
  • Design de Interface e Usabilidade.
  • Gestão Estratégica de TI;
  • Programação Orientada a Objetos;
  • Aprendizagem Baseada em Projetos II: Segurança em Sistemas e Redes de Computadores.
  • Programação em Banco de Dados;
  • Desenvolvimento para Web e Dispositivos Móveis;
  • Arquitetura de Infraestrutura.
  • Administração de Banco de Dados;
  • Engenharia de Software;
  • Aprendizagem Baseada em Projetos III: Projeto de Software.
  • Direitos Humanos e Cidadania (Resolução
    CNE/CP N° 01/2012);
  • Educação Ambiental (Decreto Nº 4.281/2002);
  • Educação e Cultura das Relações Étnicoraciais (Resolução CNE/CP N° 01/2004);
  • Inovação e Empreendedorismo Digital 80
    Gestão do Conhecimento e da Inovação 80
    Libras (Dec. Nº 5.626/2005)

ACONTECE NA ESMAC