Superior de Tecnologia em

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Reconhecido pelo MEC: Portaria Nº 541, de 30 de setembro de 2024
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Sobre o curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da ESMAC, visa atender à crescente demanda por profissionais capacitados nas áreas da tecnologia da informação, especialmente aqueles que atuam com o desenvolvimento de softwares, sistemas em redes, gestão de dados e segurança da informação.

No Curso o estudante adquire uma base teórica sólida e uma intensa vivência prática na programação de projetos de computação, sendo capaz de atuar na área de análise de sistemas, no desenvolvimento de aplicativos para computadores, web e dispositivos móveis, gerenciamento de projetos de sistemas de informação e, também, no empreendedorismo digital e tecnológico.

Modalidade

Presencial

Duração

10 Módulos

Carga Horária

2.220 horas

O profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas egresso da ESMAC poderá analisar, projetar, desenvolver, testar, manter, validar e verificar sistemas de informação para computadores, para a Internet e dispositivos móveis. O egresso também estará apto para atuar no gerenciamento de projetos de sistemas de informação e no empreendedorismo digital e tecnológico

A formação do administrador deve manter equilíbrio entre os aspectos teóricos e práticos da formação e assegurar a aquisição de habilidades e conhecimentos. As diretrizes curriculares, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, são referências na definição dos conteúdos curriculares e foram perfeitamente contemplados na presente proposta pedagógica.

O Curso de Graduação em Administração da Escola Superior Madre Celeste tem por objetivo geral formar bacharéis qualificados para atuarem no mercado de trabalho, com sólida formação geral, fundamentada em três pilares, quais sejam: desenvolvimento social, econômico e territorial; sustentabilidade em suas diversas facetas; e ética e compromisso com a cidadania.

  • a) Propiciar a formação cultural e profissional do discente, favorecendo a discussão sobre os dilemas éticos e morais da civilização e sociedade brasileira;
  • b) Sensibilizar os estudantes para a responsabilidade e complexidade da Administração na sociedade;
  • c) Contribuir para um entendimento abrangente e devidamente contextualizado da realidade social, econômica e política, na qual se inserem as organizações brasileiras;
  • d) Preparar profissionais para a administração de organizações à luz da prática empreendedora;
  • e) Suscitar interesses e difundir métodos para o estudo e investigação de melhoria de práticas organizacionais;
  • f) Capacitar gestores para a compreensão das múltiplas funções das organizações;
  • g) Discutir a relação entre o mundo empresarial e as funções sociais do trabalho como prática necessária para o auto-desenvolvimento e da cidadania;
  • h) Formar profissionais da Administração que possam atuar para o crescimento dos diversos setores, sejam públicos privados ou do terceiro setor, contribuindo assim a a diminuição da desigualdade sócio- econômica e cultural do Município, Estado e País;
  • i) Propiciar um ambiente adequado e permanente para a troca de experiência e desenvolvimento de propostas inovadoras;
  • j) Preparar gestores analíticos, da realidade, para criar, liderar, tomar decisão, negociar, criticar, pesquisar e promover mudanças necessárias para o sucesso das organizações;
  • k) Superar a dicotomia Teoria X Prática, estimulando os discentes a aplicar seus conhecimentos nas organizações e oferecendo atividades de estágios supervisionados, projetos experimentais como forma de solidificar esta integração;
  • l) Proporcionar uma formação humanista, buscando o resgate da ética nas relações pessoais e profissionais enfatizando o respeito pelo ser humano e pelo meio ambiente, valorizando a qualidade de vida no trabalho e da comunidade.

Matriz Curricular

A formação do administrador deve manter equilíbrio entre os aspectos teóricos e práticos da formação e assegurar a aquisição de habilidades e conhecimentos. As diretrizes curriculares, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, são referências na definição dos conteúdos curriculares e foram perfeitamente contemplados na presente proposta pedagógica.

Matriz Curricular ADS
MÓDULO Componentes Curriculares Disciplinas Presencial Extensão TOTAL
Teórica Prática
Matemática Computacional 78 2 80
Arquitetura e Organização de Computadores 78 2 80
Tecnologias e Cultura Digital 38 2 40
Subtotal 194 0 6 0 200
Sistemas Operacionais 78 2 80
Lógica Computacional 78 2 80
Cultura, Sociedade e Desenvolvimento 38 2 40
Subtotal 194 0 6 0 200
Organização e Gestão de Processos 78 2 80
Estruturas de Dados 78 2 80
Ética e Responsabilidade Socioambiental 38 2 40
Subtotal 194 0 6 0 200
Empreendedorismo e Inovação nos Negócios 78 2 80
Algoritmos e Programação 78 2 80
Aprendizagem Baseada em Projetos I: Tendências de Mercado em Tecnologia da Informação 20 60 80
Subtotal 156 20 4 60 240
Gestão de Projetos 78 2 80
Análise de Algoritmos 78 2 80
Estatística e Probabilidade 38 2 40
Subtotal 194 0 6 0 200
Análise e Projeto Orientado a Objetos 78 2 80
Programação Estruturada 78 2 80
Fundamentos de Banco de Dados 38 2 40
Subtotal 194 0 6 0 200
Programação em Banco de Dados 78 2 80
Eletiva 78 2 80
Design de Interface e Usabilidade 38 2 40
Subtotal 194 0 6 200
Administração de Banco de Dados 78 2 80
Programação Orientada a Objetos 78 2 80
Aprendizagem Baseada em Projetos II: Segurança em Sistemas e Redes de Computadores 20 60 80
Subtotal 156 20 4 60 240
Administração de Redes de Computadores 78 2 80
Desenvolvimento para Web e Dispositivos Móveis 78 2 80
Arquitetura de Infraestrutura 38 2 40
Subtotal 194 0 6 0 200
10º Gestão Estratégica de TI 78 2 80
Engenharia de Software 78 2 80
Desenvolvimento de Sistemas 20 60 80
Subtotal 156 20 4 60 240
Atividades Complementares 100
TOTAL GERAL 2200

ACONTECE NA ESMAC