Bacharel em

Administração

Reconhecido pelo MEC: Portaria N° 266 de 03/04/2017
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Sobre o curso

O Curso de Graduação em Administração da Faculdade ESMAC tem por objetivo geral formar bacharéis qualificados para atuarem no mercado de trabalho, com sólida formação geral, fundamentada em três pilares: desenvolvimento social, econômico e territorial; sustentabilidade em suas diversas facetas; e ética e compromisso com a cidadania.

Campos de Atuação:

  • Orçamento;
  • Organização. Métodos e Programas de Trabalho e Campos Conexos;
  • Administração Financeira
  • Marketing;
  • Administração da Produção;
  • Recursos Humanos;
  • Administração de Material;
  • Administração e Seleção de Pessoal;
  • Administração Mercadológica.

 

Modalidade

Presencial

Turno / Duração

Noite / 8 Semestres

Carga Horária

3.600 horas

O profissional egresso do Curso de Administração da Escola Superior Madre Celeste deverá apresentar as seguintes competências ao final de sua formação, a saber: cognitivas, analítica, comportamental, e de ação:

  1. Desenvolver a habilidade cognitiva significa ser informado e aprender sobre administração a partir do acúmulo de estoque de conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, desde a definição de objetivos e a formulação de políticas até o arsenal de idéias existentes sobre estruturas, processos e comportamentos organizacionais;
  2. Desenvolver habilidades analíticas é aprender a identificar e diagnosticar problemas administrativos decompondo-os em diferentes partes, para reordená-los na busca de novas soluções. Aprender a estabelecer relações entre fatores organizacionais e a identificar os mais importantes, além de se poder ver a potencialidade de técnicas e instrumentos administrativos na solução de problemas;
  3. Desenvolver habilidades comportamentais significa adquirir novas maneiras de inserção humanas, dentre padrões alternativos conhecidos e validados socialmente. Desenvolver novas formas de comunicação, de interagir em pequenos e grandes grupos, de exercer ou lidar com o poder e a autoridade;
  4. Desenvolver habilidade de ação denota a capacidade de interferir intencionalmente na realidade, ou seja, a capacidade de transformar conhecimentos e alternativas comportamentais em formas efetivas de ação. Envolve, basicamente, melhor conhecimento de si próprio, de seu papel organizacional, dos objetivos e do contexto em que se atua, além do comprometimento com a missão sócio- econômica da empresa em que se atua.

A formação do administrador deve manter equilíbrio entre os aspectos teóricos e práticos da formação e assegurar a aquisição de habilidades e conhecimentos. As diretrizes curriculares, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, são referências na definição dos conteúdos curriculares e foram perfeitamente contemplados na presente proposta pedagógica.

O Curso de Graduação em Administração da Escola Superior Madre Celeste tem por objetivo geral formar bacharéis qualificados para atuarem no mercado de trabalho, com sólida formação geral, fundamentada em três pilares, quais sejam: desenvolvimento social, econômico e territorial; sustentabilidade em suas diversas facetas; e ética e compromisso com a cidadania.

  • a) Propiciar a formação cultural e profissional do discente, favorecendo a discussão sobre os dilemas éticos e morais da civilização e sociedade brasileira;
  • b) Sensibilizar os estudantes para a responsabilidade e complexidade da Administração na sociedade;
  • c) Contribuir para um entendimento abrangente e devidamente contextualizado da realidade social, econômica e política, na qual se inserem as organizações brasileiras;
  • d) Preparar profissionais para a administração de organizações à luz da prática empreendedora;
  • e) Suscitar interesses e difundir métodos para o estudo e investigação de melhoria de práticas organizacionais;
  • f) Capacitar gestores para a compreensão das múltiplas funções das organizações;
  • g) Discutir a relação entre o mundo empresarial e as funções sociais do trabalho como prática necessária para o auto-desenvolvimento e da cidadania;
  • h) Formar profissionais da Administração que possam atuar para o crescimento dos diversos setores, sejam públicos privados ou do terceiro setor, contribuindo assim a a diminuição da desigualdade sócio- econômica e cultural do Município, Estado e País;
  • i) Propiciar um ambiente adequado e permanente para a troca de experiência e desenvolvimento de propostas inovadoras;
  • j) Preparar gestores analíticos, da realidade, para criar, liderar, tomar decisão, negociar, criticar, pesquisar e promover mudanças necessárias para o sucesso das organizações;
  • k) Superar a dicotomia Teoria X Prática, estimulando os discentes a aplicar seus conhecimentos nas organizações e oferecendo atividades de estágios supervisionados, projetos experimentais como forma de solidificar esta integração;
  • l) Proporcionar uma formação humanista, buscando o resgate da ética nas relações pessoais e profissionais enfatizando o respeito pelo ser humano e pelo meio ambiente, valorizando a qualidade de vida no trabalho e da comunidade.

Matriz Curricular

A formação do administrador deve manter equilíbrio entre os aspectos teóricos e práticos da formação e assegurar a aquisição de habilidades e conhecimentos. As diretrizes curriculares, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, são referências na definição dos conteúdos curriculares e foram perfeitamente contemplados na presente proposta pedagógica.
  • Comunicação e Expressão Empresarial;
  • Contabilidade Geral;
  • Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico;
  • Teoria Geral da Administração;
  • Matemática Financeira.
  • Matemática Financeira;
  • Economia;
  • Introdução ao Direito;
  • Fundamentos Antropológicos e Sociológicos;
  • Teoria Geral da Administração 2.
  • Estatística;
  • Psicologia Organizacional;
  • Filosofia e Ética Organizacional;
  • Administração da Produção 1;
  • Técnicas de Negociação e Administração de Conflitos.
  • Legislação Tributária, Trabalhista e Previdenciária;
  • Gestão de Pessoas;
  • Marketing de Negócios;
  • Análises das Demonstrações Financeiras.
    Administração da Produção 2
  • Planejamento Financeiro e Orçamentário;
  • Gestão de Processos e Modelagem Organizacional;
  • Economia Estratégica e Competitividade;
  • Logística;
  • Gestão do Conhecimento e de Competências.
  • Fundamentos do Empreendedorismo;
  • Marketing de Serviços;
  • Gestão de Negócios Amazônicos – Politicas de Desenvolvimento Regional;
  • Gestão de Sistemas de Informação e Negócios na Internet;
  • Gestão de Custos e Formação de Preços;
  • Logística 2.
  • Trabalho de Conclusão de Curso 1;
  • Disciplina Optativa 1;
  • Elaboração de Projetos Empresariais;
  • Planejamento Estratégico;
  • Gestão de Organizações Públicas e Sociais;
  • Temas Emergentes em Administração;
  • Estágio Curricular Supervisionado em Administração I.
  • Trabalho de Conclusão de Curso 2;
  • Disciplina Optativa 2;
  • Planejamento Tributário;
  • Jogos de Empresas;
  • Comércio Internacional;
  • Administração e Meio Ambiente;
  • Estágio Curricular Supervisionado em Administração I.

ACONTECE NA ESMAC