Bacharel em

Administração

Reconhecido pelo MEC: Portaria N° 266 de 03/04/2017
Início / Administração

Sobre o curso

O Curso de Graduação em Administração da Faculdade ESMAC tem por objetivo geral formar bacharéis qualificados para atuarem no mercado de trabalho, com sólida formação geral, fundamentada em três pilares: desenvolvimento social, econômico e territorial; sustentabilidade em suas diversas facetas; e ética e compromisso com a cidadania.

Campos de Atuação:

  • Orçamento;
  • Organização. Métodos e Programas de Trabalho e Campos Conexos;
  • Administração Financeira
  • Marketing;
  • Administração da Produção;
  • Recursos Humanos;
  • Administração de Material;
  • Administração e Seleção de Pessoal;
  • Administração Mercadológica.

 

Modalidade

Presencial e EAD

Turno / Duração

Noite / 8 Semestres

Carga Horária

3.600 horas

O profissional egresso do Curso de Administração da Escola Superior Madre Celeste deverá apresentar as seguintes competências ao final de sua formação, a saber: cognitivas, analítica, comportamental, e de ação:

  1. Desenvolver a habilidade cognitiva significa ser informado e aprender sobre administração a partir do acúmulo de estoque de conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, desde a definição de objetivos e a formulação de políticas até o arsenal de idéias existentes sobre estruturas, processos e comportamentos organizacionais;
  2. Desenvolver habilidades analíticas é aprender a identificar e diagnosticar problemas administrativos decompondo-os em diferentes partes, para reordená-los na busca de novas soluções. Aprender a estabelecer relações entre fatores organizacionais e a identificar os mais importantes, além de se poder ver a potencialidade de técnicas e instrumentos administrativos na solução de problemas;
  3. Desenvolver habilidades comportamentais significa adquirir novas maneiras de inserção humanas, dentre padrões alternativos conhecidos e validados socialmente. Desenvolver novas formas de comunicação, de interagir em pequenos e grandes grupos, de exercer ou lidar com o poder e a autoridade;
  4. Desenvolver habilidade de ação denota a capacidade de interferir intencionalmente na realidade, ou seja, a capacidade de transformar conhecimentos e alternativas comportamentais em formas efetivas de ação. Envolve, basicamente, melhor conhecimento de si próprio, de seu papel organizacional, dos objetivos e do contexto em que se atua, além do comprometimento com a missão sócio- econômica da empresa em que se atua.

A formação do administrador deve manter equilíbrio entre os aspectos teóricos e práticos da formação e assegurar a aquisição de habilidades e conhecimentos. As diretrizes curriculares, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, são referências na definição dos conteúdos curriculares e foram perfeitamente contemplados na presente proposta pedagógica.

O Curso de Graduação em Administração da Escola Superior Madre Celeste tem por objetivo geral formar bacharéis qualificados para atuarem no mercado de trabalho, com sólida formação geral, fundamentada em três pilares, quais sejam: desenvolvimento social, econômico e territorial; sustentabilidade em suas diversas facetas; e ética e compromisso com a cidadania.

  • a) Propiciar a formação cultural e profissional do discente, favorecendo a discussão sobre os dilemas éticos e morais da civilização e sociedade brasileira;
  • b) Sensibilizar os estudantes para a responsabilidade e complexidade da Administração na sociedade;
  • c) Contribuir para um entendimento abrangente e devidamente contextualizado da realidade social, econômica e política, na qual se inserem as organizações brasileiras;
  • d) Preparar profissionais para a administração de organizações à luz da prática empreendedora;
  • e) Suscitar interesses e difundir métodos para o estudo e investigação de melhoria de práticas organizacionais;
  • f) Capacitar gestores para a compreensão das múltiplas funções das organizações;
  • g) Discutir a relação entre o mundo empresarial e as funções sociais do trabalho como prática necessária para o auto-desenvolvimento e da cidadania;
  • h) Formar profissionais da Administração que possam atuar para o crescimento dos diversos setores, sejam públicos privados ou do terceiro setor, contribuindo assim a a diminuição da desigualdade sócio- econômica e cultural do Município, Estado e País;
  • i) Propiciar um ambiente adequado e permanente para a troca de experiência e desenvolvimento de propostas inovadoras;
  • j) Preparar gestores analíticos, da realidade, para criar, liderar, tomar decisão, negociar, criticar, pesquisar e promover mudanças necessárias para o sucesso das organizações;
  • k) Superar a dicotomia Teoria X Prática, estimulando os discentes a aplicar seus conhecimentos nas organizações e oferecendo atividades de estágios supervisionados, projetos experimentais como forma de solidificar esta integração;
  • l) Proporcionar uma formação humanista, buscando o resgate da ética nas relações pessoais e profissionais enfatizando o respeito pelo ser humano e pelo meio ambiente, valorizando a qualidade de vida no trabalho e da comunidade.

Matriz Curricular

A formação do administrador deve manter equilíbrio entre os aspectos teóricos e práticos da formação e assegurar a aquisição de habilidades e conhecimentos. As diretrizes curriculares, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, são referências na definição dos conteúdos curriculares e foram perfeitamente contemplados na presente proposta pedagógica.
  • Aprendizagem Baseada em Projetos: Tendências e Inovação em Negócios
  • Contabilidade Introdutória
  • Cultura, Sociedade e Desenvolvimento
  • Fundamentos da Administração
  • Matemática Aplicada à Gestão Psicologia Organizacional
  • Aprendizagem Baseada em Projetos: Práticas no Planejamento e Abertura de uma Empresa
  • Ética e Responsabilidade Socioambiental
  • Fundamentos da Economia
  • Matemática Financeira
  • Organização e Gestão de Processos
  • Gestão de Pessoas e Liderança
  • Aprendizagem Baseada em Projetos: Práticas em Rotinas Administrativas Intermediária
  • Administração Mercadológica
  • Contabilidade Gerencial
  • Direito Empresarial
  • Metodologia Científica
  • Teoria da Adminitração
  • Aprendizagem Baseada em Projetos:
  • Business Plan
  • Direito Financeiro e Tributário
  • Empreendedorismo e Inovação nos Negócios
  • Gestão de Custos
  • Gestão Estratégica
  • Probabilidade e Estatística
  • Aprendizagem Baseada em Projetos: Práticas em Rotinas Administrativas Avançada
  • Administração da Produção e Operações
  • Direito do Trabalho
  • Logística e Cadeia de Suprimentos
  • Macroeconomia
  • Análise de Viabilidade Econômico-Financeira
  • Aprendizagem Baseada em Projetos: Planejamento Financeiro do Negócio
  • Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação
  • Eletiva 01
  • Gestão Financeira
  • Pesquisa e Análise de Mercado
  • Aprendizagem Baseada em Projetos: Mercado e Competitividade
  • Contabilidade Internacional
  • Controladoria
  • Eletiva 02
  • Gestão de Projetos
  • Orçamento Empresarial
  • Aprendizagem Baseada em Projetos: Auditoria
  • Auditoria e Gestão de Riscos
  • Gestão de Qualidade
  • Gestão Integrada de Canais de Marketing
  • Governança e Compliance
  • Mercado Financeiro e de Capitais

ACONTECE NA ESMAC