O evento reafirmou compromisso da instituição com a sustentabilidade, a justiça social e a formação crítica e tecnológica
A Faculdade ESMAC realizou, entre os dias 14 e 16 de maio, a Semana Acadêmica Integrada – SAI 2025, um marco na trajetória da instituição como espaço de excelência no ensino superior, inovação e compromisso social. O evento integrou diversas áreas do conhecimento em uma programação rica, interdisciplinar e voltada para os grandes temas do presente e do futuro, com ênfase nas discussões em torno da COP30 e do desenvolvimento sustentável da Amazônia.
A SAI 2025 foi também uma homenagem simbólica aos 43 anos de história do Grupo de Ensino Madre Celeste, fundado pela professora Nilse Pinheiro, referência na educação do Pará e membro atuante do Conselho Gestor – e seu esposo, o saudoso Professor Amintas Pinheiro.
A trajetória da professora Nilse inspira e fortalece o propósito da ESMAC em promover uma formação cidadã, crítica e voltada para os desafios contemporâneos da sociedade amazônica.
A intensa participação dos acadêmicos e a qualidade dos trabalhos apresentados deram o tom do evento. Destaques da programação incluíram temas como:
- “Racismo Climático”, evidenciando os impactos desiguais das mudanças ambientais;
- “Bioprodutos da Amazônia”, com foco na valorização da biodiversidade como alternativa sustentável;
- “Transparência Fiscal e Inovação na Amazônia Paraense”, propondo soluções para a gestão pública;
- “Sabores da Amazônia e Sustentabilidade”, que uniu saberes tradicionais e práticas sustentáveis;
- e “A COP30 e as Populações Indígenas”, debatendo a inclusão dos povos originários nas pautas climáticas globais.
Sob a liderança da Diretora Acadêmica Silvana Almeida, a SAI 2025 reafirmou a ESMAC como instituição comprometida com a produção de conhecimento transformador. A condução firme e inspiradora da diretora foi reconhecida por toda a comunidade acadêmica.
Mais do que um evento, a SAI 2025 foi uma convocação à ação: pensar soluções para o futuro da Amazônia, desde a sala de aula até os grandes fóruns internacionais. Com esse espírito, a ESMAC segue caminhando com responsabilidade, inovação e amor pela região que é berço de saberes e esperanças.
Texto e fotografia: Lucy Silva
Ascom do Grupo de Ensino Madre Celeste