O Projeto de Intervenção Social “Brinquedoteca Mundo Encantado: Espaço para Brincar e
Aprender”; vem demonstrar que a brincadeira é uma atividade voluntária e consciente; é uma
forma de atividade social infantil onde a característica imaginativa e diversa do significado da
vida, favorece uma ocasião educativa única para a criança. Por muitos anos acreditou-se que
brincar era um passatempo sem nenhum objetivo, porém vários estudiosos comprovaram a
importância do brincar no desenvolvimento infantil. Neste sentido a brinquedoteca assume
uma grande responsabilidade, pois é um espaço onde a criança passa a vivenciar situações do
seu cotidiano e a criar e desenvolver sua própria personalidade, valores, ética e atitudes diante
outras criança. Cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e brincadeiras ocupem
um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil. Diante disso os
objetivos deste estudo foi oferecer aos alunos um espaço onde tenham a oportunidades de
aprender por meio da ludicidade, que seja um ambiente onde suas individualidades sejam
respeitadas, desenvolvendo valores significativos para o crescimento sociocultural. O presente
projeto trata-se de uma forma de educar prazerosamente, em uma escola com finalidade
filantrópica, cuja missão principal é promover ações de incentivo ao esporte, cultura,
exercício pleno da cidadania do protagonismo social com a participação alunos da educação
infantil e o 1º e 2º anos de ensino fundamental; oferecendo um ensino gratuito e de qualidade,
a uma comunidade carente do bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua-PA. Para sua
concretização, a direção da instituição educacional, não só abraçou a causa, como cedeu o
espaço onde está localizada a brinquedoteca, destinada à educação infantil. Depois do
diagnóstico com as turmas de educação infantil, veio a aplicação dos instrumentos de
pesquisa, cujos resultados deram base para a preparação de material didático (jogos,
atividades, etc.); depois dessas etapas houve a organização da brinquedoteca, que foi entregue
à escola para ser utilizada como área pedagógica da escola pelos professores da Educação
infantil e fundamental. Os resultados da intervenção demonstrou que os brinquedos, quando
bem administrados, não são apenas uma forma de divertimento, também são meios que
contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. Isso ficou evidente no entusiasmo
percebido no momento em que as crianças interagiram com o espaço da brinquedoteca, pois
não só trabalha o aprendizado de conhecimentos universais, como o lado emocional, como a
criatividade, o lúdico, a valorização do seu eu, suas potencialidades e suas habilidades.