Esta pesquisa aborda a pedagogia afetiva no que se refere ao processo de ensino
aprendizagem, tendo por objetivo possibilitar a reflexão sobre a influência da afetividade na
relação professor-aluno para o desenvolvimento da aprendizagem. Especificamente observar a
relevância da afetividade em sala de aula, apontar as ações desenvolvidas pelo docente no
promover de uma relação interpessoal, identificar as estratégias utilizadas para melhorar o
processo ensino aprendizagem. A problemática está pautada em investigar que concepções
afetivas estão sendo verificadas na relação professor e aluno para facilitar o processo de
ensino-aprendizagem diante disso, o relato histórico é baseado em Castro (2008), Wallon
(1992), Rossini (2007), entre outros. Levando em consideração os estudos dos mesmos,
refletimos teoricamente sobre as ações do cotidiano e prática docente. Neste sentido, esta
pesquisa é qualitativa e do tipo descritiva, consiste em uma pesquisa de campo, que ocorreu
tendo por instrumento de coleta de dados o uso de questionários constituído de perguntas
abertas para docentes e perguntas fechadas para discentes, visando a compreensão do objeto
de pesquisa supracitado no desenvolvimento significativo na vida do aluno. Mediante aos
resultados obtidos evidencia-se a afetividade como fator primordial no processo da
aprendizagem, bem como no vínculo afetivo entre professor e aluno.