O objetivo deste estudo foi analisar a visão dos professores sobre a implementação
de uma sala multifuncional para trabalhar a educação inclusiva de crianças com
deficiência na escola Amintas Pinheiro, localizada no município de Ananindeua –
PA. Para tanto, participaram do questionário cinco professores que trabalhavam com
alunos com deficiência e responderam sobre questões direcionadas a temática da
pesquisa. Os resultados obtidos revelaram que o processo de inclusão foi
implantado na escola, mas ainda caminha de forma lenta e sem estrutura adequada,
a escola ainda não possui uma sala com recursos pedagógicos adaptados para
receber os alunos deficientes e, principalmente, ainda não dispõem de professores
capacitados para lidar com a diversidade desses alunos. A análise dos resultados
permite concluir que a escola trabalha com alunos deficientes, contudo não dispõem
de materiais didáticos especializados para eles, mas apesar disso esses alunos têm
um bom relacionamento com os professores e demais colegas. Diante disso,
verifica-se a importância da implementação da sala multifuncional com mudanças na
forma de ensinar para atender a diversidade escolar, com a concretização da
inclusão de todos com deficiência.