O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo identificar as práxis
pedagógica que permeia a atuação do profissional Pedagogo, bem como a relevância do
exercício de sua função na contribuição de um melhor desempenho das atividades
exercidas pelos colaboradores nas organizações empresariais. A Pedagogia Empresarial
é uma área de atuação relativamente nova, mas que na atualidade a empresa tem aberto
espaço para que o pedagogo possa, de maneira consciente e competente, solucionar
problemas formular hipóteses e elaborar projetos, demostrando que a sua atuação visa a
melhoria dos processos instituídos na empresa. Cabe também a este profissional,
contribuir para a instalação da cultura institucional da formação continuada dos
colaboradores, no que concerne a orientação quanto a gestão do melhoramento dos
processos, visando a compreensão dos novos rumos que a pedagogia empresarial tem
assumido frente aos novos cenários organizacionais delimitados pela globalização.
Assim, este trabalho contribui acerca da reflexão das práticas que acontecem nas classes
pedagógicas empresariais, frente à necessidade que se tem por parte de suas funções e
atividades dentro das empresas. O estudo teve abordagem qualitativa com pesquisa que
colheu informações dos profissionais que atuam nesta área por meio de um questionário
para pedagogos que trabalham em empresas (não necessariamente desenvolvendo
funções de sua formação). O tema de pesquisa envolve questões sobre as práticas
utilizadas para a inserção do profissional de pedagogia na gestão de empresas, o campo
de atuação do Pedagogo Empresarial. Com a análise dos dados da pesquisa é possível
perceber que ao mesmo tempo em que a Pedagogia Empresarial tem sido vista como
uma possibilidade e ferramenta de formação contínua dos colaboradores nas empresas,
ainda seu índice de execução é baixo, dificultando encontrar profissionais capacitados e
que atuem nessa área. Nesse contexto, é possível a ação do pedagogo nos diferentes
ambientes de trabalho, visto que, se o objeto de estudo principal da pedagogia é a
educação e o processo de ensino e aprendizagem, em seu vasto campo de aplicação, ela
possui suas especificidades. Percebemos que suas finalidades contribuem para uma
aprendizagem ampla e ao mesmo tempo, qualificada, independentemente do contexto no
qual o pedagogo está inserido. Contudo, a discussão sobre o papel do pedagogo,
entendendo a Pedagogia como ciência da educação, vem ocupando espaço nas reflexões
educativas.