A humanização do atendimento em urgência e emergência é uma temática de extrema
relevância nos dias atuais, frente aos constantes desafios a que estão expostos
trabalhadores e usuários. Este estudo traz como questão problema Quais fatores que
influenciam a humanização do atendimento prestado por profissionais de saúde das
urgências e emergências? Tendo como objetivo analisar na literatura cientifica os
fatores relacionados a humanização no atendimento de enfermagem nas urgências e
emergências. Estando embasado teoricamente nas políticas públicas para a
humanização e na função do profissional de enfermagem, Brasil (2010), Brasil
(2013a,b), COREN (2013) e Moraes et al. (2013). A metodologia empregada foi a
Revisão Integrativa da Literatura (RIL), o estudo foi realizado nas bases de dados
Literatura Latino Americana e do Caribe (LILACS), Scientific Eletrornic Library Online
(SCIELO) e Base de Dado de Enfermagem (BDENF), utilizando descritores em saúde
Atendimento de urgência – Humanização da assistência – Enfermagem, para a
filtragem dos assuntos, desta forma recuperando os artigos científicos que discorrem
sobre o tema Atendimento de enfermagem humanizado de urgência e emergência.
Por meio da análise dos resultados pode-se identificar os principais fatores que podem
favorecer ou dificultar o atendimento humanizado pela equipe de enfermagem nas
urgências e emergências, como: uma gestão hospitalar capacitada, a valorização dos
funcionários, aperfeiçoamento e capacitação de funcionário para um atendimento de
qualidade, assim com, a falta de Infraestrutura, de recursos materiais e de expediente,
tecnológicos e humanos, cargas horárias excessivas de trabalho, superlotação, falta
de organização de serviço de classificação, baixos salários, falta de investimento na
atenção primária, dentre outros. Esta pesquisa destacou e identificou alguns fatores
que podem acarretar um atendimento humanizado ou não realizado pela equipe de
enfermagem que atuam nas redes de urgência e emergência.