O presente trabalho objetiva compreender a ressignificação do papel do Sistema Socioeducativo
Paraense, no contexto da Covid-19, a partir do relato de experiências em um estabelecimento
voltado para o cumprimento de medida socioeducativa de internação no Município de
Ananindeua/PA. Metodologicamente, a partir da observação e da imersão no campo, usa-se o
diário de campo como instrumento de registro e reflexão. Inicialmente, apresentou-se a História
da Infância na perspectiva de Philipe Ariès, analisando como a sociedade e o poder público
enxergam os sentidos da infância numa perspectiva de desenvolvimento social saudável de
crianças e adolescentes. Paralelo a isso, buscou-se conhecer a política de socioeducação do
Estado ou parte dela, bem como, observar as medidas de prevenção adotadas durante a
pandemia. Investigou-se a evolução das legislações que garantem a socioeducação e seus
desdobramentos, assim como uma análise crítica aos institutos de proteção por meio dos
procedimentos metodológicos da pesquisa qualitativa e etnografia jurídica assim como o Poder
Público tem se portado na garantia da aplicação e efetivação das medidas socioeducativas sem
que haja violação de direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Por fim,
analisar os conflitos do judiciário no que tange o relaxamento das internações e como a
morosidade crônica do sistema está impactando a vida das crianças e dos adolescentes em
privação de liberdade.