A presente pesquisa intitulada: “A importância da oralidade como aliada no processo
de ensino-aprendizagem e a interação social para alunos do 5º ano” investiga como
as práticas de oralidade em sala de aula podem contribuir na proficiência da leitura e
da escrita e na interação social de alunos, considerando a importância da expressão
oral e escrita. Como esta se relaciona com a educação, o trabalho e a inserção
social dos indivíduos, podem determinar o sucesso ou o fracasso do aluno na vida
adulta. O objetivo geral é investigar como as práticas de oralidade vêm sendo
utilizadas pelo pedagogo para ajudar o discente a desenvolver suas potencialidades
nas turmas do 5º ano. Partindo dessa reflexão, e para responder a esse
questionamento, realizamos a pesquisa de opinião com professores do Ensino
Fundamental, de forma qualitativa. A coleta de dados foi de modo remoto em virtude
da pandemia de Covid 19, com aplicação de questionários virtuais do Google
Formulários, com as seguintes perguntas abertas para os professores: A ausência
de práticas de oralidade em sala de aula no 5º ano pode atrapalhar o
desenvolvimento intelectual do aluno? Como os alunos do 5º Ano com problemas de
inibição em atividades orais têm sido estimulados pelo professor? Quais os prejuízos
para o aluno que não teve a oralidade estimulada nessa etapa do ensino
fundamental? Como o professor se organiza para o desenvolvimento das estratégias
da oralidade? A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que os docentes têm
consciência que sua prática no desenvolvimento da oralidade em sala é fundamental
para ampliar as potencialidades intelectuais do aluno, além de reforçar sua
identidade e autoconfiança nas interações sociais.