Caríssimos leitores, pesquisadores e comunidade acadêmica, apresentamos a 4º número da Revista Fluências, do Núcleo de Pós-Graduação da Escola Superior Madre Celeste/ESMAC.
A Revista Fluências (ISSN 2595-3133) é multidisciplinar e possui Qualis B4 no quadriênio 2017- 2020 da CAPES. Para as novas publicações, a partir deste número 4, a revista contará com o diferencial de estar indexada pela Plataforma OJS – Open Journal Systems, que é um software desenvolvido para a construção e gestão de publicação eletrônica pelo Public Knowledge Project– PKP, e está integrada com o serviço de publicação acadêmica, como o Crossref, ORCID e DOAJ.
Antes de iniciar a leitura do periódico, cabe aqui uma informação sobre as publicações da revista Fluências, visto que teve a primeira edição em 2018, em seguida, veio o segundo número, em 2019 e terceiro em 2020, ano que iniciou a pandemia da COVID - 19, e trouxe grandes restrições e muitas perdas. Assim, fomos obrigados a fazer uma parada nas publicações durante o ano de 2021 e no ano de 2022, porém as pesquisas ainda caminhavam, prova disso é que em 2023 recebemos artigos para publicação e iniciamos o processo de composição, compilação e editoração da Revista Fluências, que terá em março de 2024 a publicação do volume 4, referente ao ano de 2023.
No volume 4 da Revista Fluências você encontrará muitos artigos de diversas áreas, tais como: Direito, História, Enfermagem, Geografia, Psicologia, Educação Física e Pedagogia, elaborados por Mestres e Doutores. Alguns artigos foram produtos desenvolvidos por acadêmicos da graduação e/ou especialização com a participação do respectivo orientador. Advertimos que os artigos submetidos são de responsabilidade exclusiva de seus(uas) autores(as), não refletindo, necessariamente, o entendimento e a opinião dos editores e organizadores da revista.
Assim, esse periódico que retorna com mais força em 2024, para fomentar e divulgar algunsresultados de pesquisas, de tal modo que provoquefluências de aprendizados e interações nas várias áreas de conhecimentos, na certeza de fazê-los circular nos vários ambientes de aprendizagens.