NAPI

Núcleo de Apoio Psicopedagógico Institucional

Sobre

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico Institucional (NAPI) tem por finalidade apoiar os alunos da instituição no desenvolvimento de seus cursos de graduação, buscando a democratização de sua integração, participação e permanência na IES.

O NAPI desenvolve o Programa Institucional de Apoio aos Discentes através de diferentes projetos temáticos de apoio específico, que buscam dar conta de soluções educacionais que minimizem as variáveis que interferem nas condições de aprendizagem, facilitando a adaptação e contribuindo para o bom desempenho acadêmico do aluno.

Objetivos do NAPI

  • Identificar e minimizar as lacunas que os alunos trazem de sua formação anterior, planejando  junto as coordenações de cursos mecanismos de nivelamento e oferecendo condições para aprendizagens significativas na Educação Superior;
  • Oferecer uma acolhida especial aos alunos novos, ingressantes por processo seletivo ou por transferência, facilitando sua integração ao meio acadêmico;
  • Auxiliar na inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais advindas de deficiências físicas, visuais, auditivas ou cognitivas;
  • Enfatizar a representação estudantil através de encontros com alunos representantes de turmas, como forma de participação dos alunos na gestão institucional e de manutenção de um bom clima de trabalho institucional, conforme disposições do Regimento Geral da ESMAC;
  •  Organizar a solenidade de outorga de grau;
  • Acompanhar os egressos dos cursos da ESMAC em suas ações de qualificação  e  prática profissional;
  • Estimular a participação discente no processo de auto avaliação institucional, utilizando seus resultados como forma de articulação de ações visando a qualidade do processo ensino e aprendizagem;
  • Contribuir para a melhoria contínua das relações interpessoais entre alunos e professores.

Apoio Docente

  • Assessorar, organizar , acompanhar e/ou implementar ações e iniciativas de aperfeiçoamento da prática docente em sala de aula;
  • Colaborar na apropriação pelo corpo docente, do Projeto Pedagógico Institucional;
  • Oportunizar ao corpo docente, através de assessoria contínua e sistemática, a atualização didático-pedagógica;
  • Contribuir com os professores, sempre que solicitado, no planejamento de ações de intervenção em sala de aula

Dinâmica do NAPI

Salientamos a importância de um diálogo inicial entre aluno e professor, após esta fase, o aluno , professor ou coordenador pode entrar em contato com o NAPI, onde será estabelecida a seguinte rotina:

  • Agendamento via email ou pessoalmente;
  • Agendamento de entrevista de triagem para identificação da queixa;
  • Realização das entrevistas com as partes envolvidas;
  • Devolutivas e possíveis encaminhamentos.