Rolon Ho – EGRESSO ESMAC DE SUCESSO!

Nascido na Guiana Francesa, Rolon Ho mudou-se ainda criança para o Brasil, mais especificamente Belém-PA, onde foi envolvido pela culinária, música e dança paraense. Toda essa cultura foi abraçada pelo dançarino, que escolheu ser um paraense de coração. 

A dedicação e o amor pela dança tiveram início em um dos inúmeros projetos sociais culturais paraenses, que ocorreu em uma escola pública em Belém. Mas foi aos 15 anos que Rolon Ho decidiu mergulhar ainda mais fundo no mundo da dança e teve sua iniciação em uma escola de dança local, onde estudou por alguns anos.

O dançarino trabalhou em projetos de dança local, com o objetivo de apresentar a cultura paraense para mais pessoas, e todo seu esforço foi reconhecido, pois o mesmo teve a oportunidade de dançar com grandes nomes da música paraense como a banda Sayonara em 2003 e a banda Calypso em 2005.

Divulgação Gshow/ TV GLOBO.

Embora o dançarino tenha tido toda essa experiência prática, ele não deixou o conhecimento acadêmico de lado, no período de 2009 a 2012 estudou na Faculdade ESMAC, no curso de Educação Física, onde adquiriu um ensino de qualidade para dar embasamento teórico sobre toda a sua experiência e vivências, sendo motivo de muito orgulho e alegria para a comunidade Esmaqueana. Conversamos com seus professores da época e eles foram enfáticos em enaltecer o talento nato de Rolon Ho enquanto aluno da ESMAC.

Mostra de Ginástica Geral e Folclore 2012 ESMAC.

“O primeiro contato visual que tive com o Rolon Ho foi num dos espaços comuns da ESMAC, onde ele estava dançando coreograficamente para seus colegas da turma. Era um adolescente franzino mas que já demonstrava uma habilidade corporal para a dança. Se foi empolgação de adolescência não sei, mas, o tempo passou e ele não desistiu. Ele me contou que estava professor de dança em uma academia que atendia a todas as idades e era exaltado como o melhor professor do local. Quanto ao desempenho acadêmico, eu considerava muito bom, a partir da análise de seu desenvolvimento na matéria em que eu o atendia. Hoje, o adolescente franzino é um pai de família dedicado que não deixou congelado um sonho e que continua a trilhar com os pés no chão. Eu me sinto representado enquanto paraense e principalmente por ter participado da formação acadêmica desse ser que orgulhosamente levantou o nome do nosso Estado. Assim como Rolon Ho, muitos outros talentos estão direta ou indiretamente nos representando enquanto Esmaqueanos” concluiu o professor Paulo Pacheco – docente há mais de 20 anos da Faculdade ESMAC.

Divulgação Gshow/ TV GLOBO.

Todo esse caminho trilhado em conhecimento e prática formou um futuro de sucesso e reconhecimento, com destaque os últimos anos, em 2022 nosso egresso foi convidado para a sua primeira participação no quadro de televisão da Rede Globo “Dança dos Famosos” sendo o instrutor técnico e parceiro de dança da cantora/influencer digital Jojo Todynho.

Já em 2023, o paraense foi convidado a participar como coreógrafo e parceiro de palco da atriz global Priscila Fantin, e foi além, evidenciando o brega paraense como ritmo fixo na competição “[…]Quando anunciaram que era brega, fiz questão de contribuir com todo mundo[…] o brega está na Dança dos Famosos. […] É a primeira vez, em 20 anos de programa, que o brega vai estar em evidência. Então, eu fiz questão de contribuir com todo mundo mandando vídeo aulas que tenho, ajudando nas coreografias, tirando dúvidas dos professores e dos famosos […]” – disse Rolon Ho em entrevista para o Grupo Liberal/2023.

Divulgação Gshow/ TV GLOBO.

A jornada da dupla Fantin e Rolon Ho não foi nada fácil, porém, mesmo depois de voltar de duas repescagens, a dupla se tornou a grande campeã da edição Dança dos Famosos 2023. 

Para todos nós paraenses é uma grande vitória, pois trata-se de um maravilhoso representante de nossa cultura e energia, mas como  a primeira instituição de ensino de Ananindeua, a sensação é de missão cumprida, de felicidade em saber que temos quem nos representa e nos encha de orgulho por ser um Esmaqueano de sucesso!

É um momento de grande visibilidade para o Estado do Pará não apenas pelo Brasil, mas pelo Mundo, que sediará a COP-30 em 2025 e uma das maiores concentrações de líderes mundiais, em debates a respeito do clima e do meio ambiente, vão aterrissar por aqui.

Divulgação Gshow/ TV GLOBO.

Por mais importante que seja apresentar a cultura paraense ao mundo, antes disso é imprescindível que nossa nação nos conheça, por isso personalidades como Rolon Ho são fundamentais para a apresentação nacional de cultura e regionalidade.

De todos nós da Faculdade ESMAC, parabéns por essa vitória, Rolon Ho.

TEXTO: ÍRIS MACHADO – ESTAGIÁRIA ASCOM ESMAC
IMAGENS: DIVULGAÇÃO GSHOW/ TV GLOBO.
SUPERVISÃO ESTÁGIO: LUCY SILVA – Coordenadora de Comunicação ASCOM ESMAC
Compartilhe com seus amigos:
Facebook
WhatsApp
Telegram

Últimas Postagens

FACULDADE ESMAC, A FLOR DO ANANIN!

Ananindeua é uma cidade conhecida por suas belezas naturais, cultura vibrante e pessoas acolhedoras. E entre todas as flores que desabrocham nessa encantadora cidade paraense, há uma que se destaca:

Leia mais »

Cerimônia de Abertura do NPJ Esmac

Na noite desta segunda-feira, 04/03, aconteceu a Cerimônia de Abertura do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Instituição. O evento marca o início das atividades do núcleo neste ano de

Leia mais »