O presente artigo insere-se no campo da formação continuada dos docentes que atuam nas
licenciaturas da Escola Superior Madre Celeste. Dessa maneira, elegeu-se como objetivos
deste trabalho, não só identificar as práticas formativas trabalhadas pelos professores – as
quais foram apreendidas da formação continuada –, mas também compreender os
desdobramentos dessas no exercício de ser professor, propondo; por conseguinte, uma
discussão sobre a contribuição dessa formação continuada exercida pelo docente dentro da
sala de aula. Com o propósito de cumprir os objetivos estabelecidos, parte-se de uma
contextualização dos estudos que abordam tais formações (inicial e continuada), tendo como
ponto de apoio o levantamento – o qual foi feito por meio de um questionário qualitativo
organizado mediante dois elementos principais: a formação dos professores de licenciatura da
Escola Superior Madre Celeste e a questão norteadora que interroga se a formação continuada
segue a mesma linha de pensamento de sua graduação inicial –, além disso, há a reflexão
sobre a finalidade das práticas formativas, isto é, se estas práticas pré-estabelecidas pelos
docentes estão sendo executadas a fim de concretizar o processo de ensino e aprendizagem
almejado. Ressalta-se que o artigo elegeu este tema, não apenas devido a seus pesquisadores,
a partir da vivência acadêmica, entenderem a importância e a necessidade de investigar a
formação do professor e a forma de ensinar, como também porque se considera o
atual momento de expansão da educação profissional, ocasião em que este assunto
pesquisado é caro no âmbito acadêmico. Pretende-se, com esse estudo, obter informações
sobre como os docentes aplicam os conhecimentos gerados mediante a formação continuada e
como isto contribui para a formação dos futuros pedagogos da Escola Superior Madre
Celeste.