Considerando a educação como um direito e importante ao desenvolvimento de todas as
crianças, independente das dificuldades que as mesmas possam enfrentar, esta pesquisa
analisa como as contribuições pedagógicas em um ambiente de renovação e aprendizagem
auxiliam no tratamento da criança/paciente. O trabalho esclarece o percurso desta área
educacional no Brasil, as Bases Legais que norteiam a temática, as relações dos pedagogos
hospitalares com as crianças. A referente pesquisa denomina-se qualitativa, pois não se
quantificou as contribuições educacionais no espaço hospitalar, porém significaram-se os
fatos apresentados. O referencial teórico da pesquisa fundamentou-se em obras de autores
como Matos e Mugiatti (2009, 2010), Carneiro (2010), Fonseca (1999, 2011), Arosa (2008),
entre muitos outros. Para a pesquisa de campo, utilizou-se questionário com perguntas
abertas, encaminhado por meio eletrônico, no qual se observou como fator emergente, a
importância que a pedagogia hospitalar exerce nos hospitais, auxiliando muitas vezes no
tratamento da criança paciente.