A pessoa para ser diagnosticada com surdez, precisa apresentar uma total ausência
de sua audição. Os diagnosticados com surdez parcial são os que ouvem pouco,
com ajuda de aparelhos auditivos. O paciente com deficiência auditiva apresenta
anulação total ou parcial de poder ouvir sons decorrentes de lesões traumáticas e
patológicas na orelha ou má-formação genética. A assistência do profissional de
saúde com esses pacientes acontece longe das perspectivas esperadas, pois tal
realidade se dá devido a assistência ser diferenciada. O objetivo do estudo foi
reconhecer na literatura as dificuldades e desafios enfrentados pelo enfermeiro
durante a assistência do paciente surdo e investigar a perspectiva da formação
acadêmica desses profissionais. Trata-se de um estudo de revisão da literatura
de caráter descritivo, exploratório. Obteve-se como resultados observar que existe a
ausência de capacitação desses profissionais originado desde o período de sua
formação acadêmica, uma vez que em muitas instituições de ensino tem a LIBRAS
como disciplina optativa e não obrigatória. Conclui-se reconhecer a importância da
capacitação para os enfermeiros, visto que se as instituições educacionais
incluíssem LIBRAS como disciplina curricular obrigatória nos cursos de graduação,
resultaria em um melhor aperfeiçoamento na comunicação e assistência
humanizada.