Este trabalho trata de uma análise sobre o ensino da Sistematização da Assistência
de Enfermagem na formação do enfermeiro, atendo-se à seguinte problemática:
como é realizado o ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem na
formação do enfermeiro? A importância de se realizar este estudo decorre de o
ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem contribuir para a formação
holística do enfermeiro e, consequentemente, pode ajudá-lo na tomada de decisões.
O objetivo é analisar como é realizado o ensino da Sistematização da Assistência de
Enfermagem na formação do enfermeiro. A metodologia segue uma Revisão
Integrativa da Literatura realizada por meio de buscas de artigos científicos nas
bases de dados da LILACS, MEDLINE, BDENF e SCIELO publicados entre 2014 a
julho 2019. Foram selecionados 16 (dezesseis) artigos que atenderam aos critérios
de inclusão. Os resultados revelaram a caracterização de três categorias de análise:
Estratégias utilizadas para o ensino da Sistematização da Assistência de
Enfermagem, dificuldades no ensino da Sistematização da Assistência de
Enfermagem e a realização do ensino da Sistematização da Assistência de
Enfermagem na formação do enfermeiro. Concluiu-se que o ensino da
Sistematização da Assistência de Enfermagem, embora apresente potencialidades
para a formação do enfermeiro, tem vários obstáculos a serem transpostos para que
a metodologia se torne mais significativa e crie condições que permita esse ensino
na graduação.