Introdução: O Transtorno do Espectro Autista é uma síndrome comportamental
que tende a afetar o desenvolvimento sócio comunicativo da criança ao longo de
sua existência, apresentando comportamentos repetitivos, auto prejudiciais e
agressivos, limitando certas atividades diárias. Além disso, tendem a ser muito
sensíveis aos estímulos que recebem do ambiente ao seu redor, sentindo-se
desorientadas, sobrecarregadas e muito estressadas. Objetivo: Identificar os
desafios vivenciados por responsáveis legais e professores de crianças com
Transtorno do Espectro Autista no processo de inclusão no ensino regular em
escolas do município de Ananindeua-Pará. Metodologia: Trata-se de uma
pesquisa de campo, como abordagem qualitativa de caráter descritivo e
exploratório, com intuito de relatar e investigar as características do estudo.
Resultados e Discussões: De todas as responsáveis legais do estudo, apenas
duas (2) relataram ter sofrido alguma situação de desconforto na escola, devido a
inclusão de crianças com TEA nas escolas, as dúvidas sobre a necessidade ou não
de currículo adaptado dos professores, falta de apoio para que sejam trabalhadas
as dúvidas e angustias de como se adaptar a rotina do seu filho na escola.
Referente aos professores os desafios mencionados, é a falta de recursos e
materiais adaptados, falta de um apoio de uma equipe especializada para orientalos como intervir em certas situações com as crianças. Conclusão: Conclui-se que,
há uma grande necessidade de pesquisas educacionais no âmbito da inclusão
escolar, faz-se necessária uma orientação e capacitação dos professores dentro
das escolas que sirvam de diretrizes para realização do processo ensino-aprendizagem do aluno com TEA, e, com isso, a possibilidade do aluno adquirir
novas habilidades que o ajude no seu desenvolvimento.