Aprendizagem significativa na atuação educacional de Jesus de Nazaré, trata de uma pesquisa
sobre a importância dos ensinamentos de Jesus de Nazaré e sua relação com a aprendizagem
significativa de Ausubel. Aprendizagem significativa define-se a partir de ideias expressas
simbolicamente, que interagem de forma plena e coerente com conhecimento prévio do aluno.
Essa pesquisa objetiva apresentar de que forma a comparação entre as práticas desenvolvidas
por Jesus de Nazaré com a teoria da aprendizagem significativa, auxilia relacionar as práticas
pedagógicas de Jesus de Nazaré na educação contemporânea como forma de contribuir com a
melhoria da prática pedagógica da atualidade. Os passos necessários foram conhecer o conceito
da aprendizagem significativa, identificar as práticas metodológicas do ensino de Jesus,
relacionar as práticas significativas com práticas metodológicas do ensino de Jesus de Nazaré
e verificar se a aprendizagem significativa foi utilizada por Jesus de Nazaré. Apresentando
como problemática a seguinte pergunta: de que forma a comparação entre as práticas
desenvolvidas por Jesus de Nazaré com a teoria da aprendizagem significativa auxilia relacionar
as práticas pedagógicas de Jesus de Nazaré na educação contemporânea? Em relação à
metodologia trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa. A partir da análise
percebe-se a grande conexão das principais características das práticas pedagógicas de Jesus de
Nazaré com as características da teoria da aprendizagem significativa. A pesquisa apresenta
como resultado a confirmação que o método e a prática usada por Jesus de Nazaré foram ativas
e eficazes, possuindo as mesmas características da teoria da aprendizagem significativa.
Através de parábolas Jesus de Nazaré instiga um processamento no interior dos indivíduos que
o seguiam, o ensino transformador refletia diretamente e positivamente no exterior da pessoa,
deixando assim um grande legado de práticas de ensinos e aprendizagem significativa.