SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA ESMAC 2023

A mesa redonda com o tema “INCLUSÃO, DIVERSIDADE E FRONTEIRAS DAS VIOLÊNCIAS” vem provocar a comunidade acadêmica a refletir sobre o papel que ocupa nesse meio. O assunto tem o objetivo de instruí-los no trato assertivo e respeitoso à diversidade de pessoas.

Trazer essa reflexão sobre tão importantes assuntos sociais que norteiam o mundo em que habitamos, para que tenham consciência das suas atitudes e que de acordo com o cenário atual possamos prevenir possíveis situações de racismo, feminicídio, misoginia, preconceito com a pessoa atípica, preconceito com o diferente e possíveis surtos coletivos. 

Sendo a ESMAC um espaço diverso, é necessária essa reflexão sobre a conduta e o comportamento do acadêmico naquilo que é “diferente” do que ele acredita ser o correto.

Através dessa mesa redonda neuro diversa e de relatos de experiências esse evento contará com a apresentação cultural e uma pequena feira de empreendedorismo feminino (Mulheres pretas, mães e famílias atípicas) nos dias da semana acadêmica.

A composição do evento de abertura da SAI ESMAC 2023 trará representatividade. Confira abaixo:

Amália Xavier, Bacharel em direito pela UFPA, Especialista em processos, Atua hoje no Núcleo de defesa dos direitos humanos na Defensoria Pública do Estado do Pará, voltado para o público:  Pessoas com deficiência, idosos em estado de violência, abuso de autoridade, pessoas Trans, LGBTQIFOBIA, povos Indígenas e comunidades Quilombolas.

Bárbara Cozzi, Autista, Procuradora Municipal, especialista em Direito Público pela PUC Minas. Instrutora da Escola de Governo do Estado do Pará. Professora de Direito Administrativo: Relatos e experiências da pessoa atípica – Bárbara tem altas habilidades/super dotação.

Thiago Nascimento, Atleta de basquete em cadeira de rodas, Graduado em Recursos humanos, técnico em Gastronomia, atleta da seleção sub 23 de basquete cadeira de rodas, Mundial na Inglaterra, Alemanha, campeão  sul-americano na Venezuela, copa das Américas sub 23 na Argentina, aluno do curso de gastronomia da ESMAC.

Marcela Castro, ativista literária, militante pela causa autista, mãe atípica e professora do ensino básico.

Marina Mota, Docente ESMAC, Doutora em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA e especialista em Educação Inclusiva com ênfase no Atendimento Educacional Especializado. Professora efetiva da Educação Básica do Município de Ananindeua-PA, Diretora da Cia Passos Para Luz de dança com bailarinos com deficiência visual. No campo da educação e da arte, atua principalmente com temáticas relacionadas ao corpo em movimento, inclusão e acessibilidade.

Dandara Brito tem formação em Pedagogia pela UEPA, Educadora Sexual e  Neuropsicopedagoga, Educadora Parental e Perinatal, Doula e Consultora Materna e de Amamentação. Atualmente está na Coordenadoria da Mulher de Belém- Combel atuando no Psicossocial como Pedagoga. Palestrante e Ativista da Maternagem consciente e da Criação com Apego, dos direitos das mulheres e mães. Idealizadora e Coordenadora do Projeto Rede Maternar e do Rede Mãe Emprende.

Serviço:

Vagas Limitadas.

Aberto ao público externo.

Certificação de Carga Horária Complementar de 20h.

Inscrições: 1º lote R$35,00 – até 08/05 e  2º lote R$40,00 de 09/ a 11/05.

Local do evento de Abertura: Faculdade ESMAC – Ginásio Amintas Pinheiro.

Garanta sua vaga cadastrando-se no link: https://www.even3.com.br/semana-academica-integrada-sai-332516/

TEXTO: LUCY SILVA
ARTE FINALISTA: HIGOR VINÍCIUS
Compartilhe com seus amigos:
Facebook
WhatsApp
Telegram

Últimas Postagens

FACULDADE ESMAC, A FLOR DO ANANIN!

Ananindeua é uma cidade conhecida por suas belezas naturais, cultura vibrante e pessoas acolhedoras. E entre todas as flores que desabrocham nessa encantadora cidade paraense, há uma que se destaca:

Leia mais »

Cerimônia de Abertura do NPJ Esmac

Na noite desta segunda-feira, 04/03, aconteceu a Cerimônia de Abertura do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Instituição. O evento marca o início das atividades do núcleo neste ano de

Leia mais »