O dossiê, Direitos Humanos: o Fazer Cidadão no Ensino Superior, vem com o propósito de divulgar a produção científica da Escola Superior Madre Celeste – ESMAC. Este número da Revista ReVISE reúne trabalhos provenientes de atividades interdisciplinares realizadas tanto pelos cursos de licenciatura quanto pelos cursos de bacharelado em suas áreas afins e dedicados a temas que envolvem a educação superior. Assim, este dossiê da ReVISE propõe um pensar sobre o fazer cidadão, a fim de nos permitir refletir sobre a faculdade legal de praticar ou deixar de praticar um ato em relação ao processo de formação e aquisição do conhecimento. Nesse sentido, os professores do ensino superior no âmbito de suas atribuições para a formação do conhecimento, têm a função de construir ideias de cidadania que levem em consideração os elementos integrantes que compõem etimologicamente e historicamente a cidadania, tendo em vista os propostos de Manzini Covre (2003), na medida em que a cidadania reflete a garantia fundamental do direito que o cidadão possui em relação a sua participação ativa na sociedade, especialmente no ensino superior, em função da necessidade de inserção e transformação do meio social, cultural, político, econômico, etc. Portanto, comungamos com a ideia proposta por Rousseau, a de que a cidadania diz respeito, ao próprio direito à vida em plenitude, ou seja, o próprio direito de liberdade de escrita em suas múltiplas interpretações.