Nossa estimada Professora Esmaqueana, Dra. Regina Barbosa da Costa promoveu o evento de pré-lançamento do Livro “Dalcídio Jurandir: leitor e criador de personagens-leitores na Amazônia Paraense”, na última sexta-feira, 16 de junho, às 18h no Museu da UFPA em Belém, na Sala da Memória.
Na obra, encontramos um estudo que analisa a proposta literossocial do escritor paraense Dalcídio Jurandir (1909 – 1979) quanto à elevação da condição social do homem da Amazônia, por meio da cultura. Para isso, o escritor agregou realidade social e estética literária, expondo-as nos dez livros que compõem o Ciclo do Extremo Norte (1939 – 1978).
A pesquisa revelou rastros literários deixados pelo escritor, que resultou na investigação das práticas de leitura realizadas por personagens-leitores. Para desvelar as leituras fictícias dos personagens, foi preciso adentrar no arquivo pessoal de Jurandir e conhecer o espólio cultural que o fez um grande leitor e por conseguinte grande escritor. Os produtos culturais visitados pelo escritor nos conduzem para uma visão panorâmica de leitura que percorre os clássicos de muitas nacionalidades, tais como os portugueses, os ingleses, os franceses e os russos. Além de mostrar a realidade social do homem amazônida.
O estudo traz um novo olhar sobre a produção ficcional do escritor, posto que, a partir das leituras dos personagens-leitores, foi possível recuperar textos de grande sucesso, que circularam na região amazônica, no início do século XX, mas que ficaram adormecidas, durante muito tempo, em estantes, livreiros, sebos, leiloeiros, bibliotecas físicas e virtuais e que agora é possível revisitar por meio deste estudo.