O curso de Letras da Faculdade ESMAC reside no estudo da linguagem e da literatura, para desenvolver a dupla competência do bem expressar-se e do fruir esteticamente os textos literários, pois sem o domínio da língua para interagir como sujeito do conhecimento e da construção dialogada do social e sem o aprimoramento da capacidade de fruir esteticamente os objetos artísticos jamais será possível participar da construção do ideal da cidadania plena.
Campos de Atuação:
O aluno do Curso de Letras , com habilitação em Português e Inglês, licenciatura, da ESMAC deverá aprimorar, em seu percurso acadêmico, os quatro grandes pilares de sustentação de sua futura prática profissional, que são as competências comunicativa, estética, analítico-reflexiva e pedagógica.
Por sua abrangência, as três primeiras não dizem respeito apenas à sua formação como docente, pois são competências que ele também deverá estimular em seus alunos quando estiver atuando no mercado de trabalho.
A quarta é inerente a sua profissão, se bem que não exclusiva dela; sem aprimorá -la, jamais conseguirá ser um professor realmente qualificado.
Para a realização desse objetivo maior, que é o aperfeiçoamento das competências referidas, o Curso de Letras com habilitação em Português da ESMAC deverá fundamentar a formação do professor de Língua Materna em duas principais dimensões: a humana e a técnico – científica.
A primeira delas está intimamente associada às competências comunicativa, estética e a analítico -reflexiva, a segunda, à competência pedagógica.
Os objetivos da ESMAC, definidos no Projeto Pedagógico Institucional, visam a traduzir o sentimento dos mantenedores em termos de concepção institucional em seus diferentes aspectos: organização estrutural, atividades acadêmicas e proposta pedagógica. A definição dos cursos considerou as demandas regionais, locais e nacionais bem como a real capacidade de manutenção da IES, tendo em vista sua localização no Município de Ananindeua, na Região Amazônica, no Estado do Pará.
Curso de Letras da ESMAC visa a contribuir diretamente para a formação de profissionais capacitados a interagir, por meio do exercício de suas funções, no contexto educacional, social e político em que estiverem inseridos, concorrendo para que a aprendizagem assuma a sua condição de processo contínuo de formação intelectual e humana, responsável pela transformação da realidade social do educador, do educando e da comunidade de um modo geral.
Considerando a realidade social como meio e fim do processo educacional, o Projeto visa a quatro objetivos que funcionam como eixos norteadores da formação do profissional da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
O primeiro relaciona conhecimento geral e aquisição de conhecimentos específicos, para que, aprendendo a aprender, o graduando possa vivenciar as matrizes educativas oportunizadas por meio d as experiências vivenciadas no contexto acadêmico e fora dele. É com base neste objetivo que a discussão sobre competência e educação tende a sustentar-se.
O segundo refere-se às habilidades coletivas, resultantes das ações educacionais nos diversos espaços de inserção do graduando.
O terceiro, de abrangência universal, diz respeito à apreciação da interdependência e da alteridade entre culturas, em observância à diversidade de valores, visando a traçar estratégias que se adequem perfeitamente a cada uma das situações.
E, finalmente, o quarto tem como objetivo principal o desenvolvimento da personalidade do educando, para sustentar a autonomia de ações do futuro profissional.
O Licenciado em Letras, habilitação em Português, licenciatura, da ESMAC está habilitado a atuar em escolas públicas ou privadas de ensinos Fundamental e Médio, em escolas de línguas, como professor, planejador, executor e avaliador de ações educacionais. Pode, também, atuar como profissional liberal, ministrando cursos de línguas em empresas industriais e comerciais e em outras instituições. Outros campos de atuação, em que pode atuar como profissional liberal ou contratado, são a redação, edição e revisão de textos. Ao licenciado ainda se apresenta a possibilidade de atuar como assessor, consultor e pesquisador na área de sua formação.
Com domínio eficiente da línguas portuguesa, desenvolvendo habilidades linguísticas, culturais e comunicativas em ambas as línguas, este profissional estará apto a realizar diversas tarefas nos campos da editora gráfica (livros, revistas, etc.), palestras, seminários, convenções, relações diplomáticas e comércio exterior. O curso habilita-o, ainda, a exercer funções profissionais alternativas, como trabalhar em cursos particulares de língua e redação, jornais e revistas.