O curso tecnólogo da Faculdade ESMAC forma o profissional para planejar, gerenciar e operacionalizar pratos da culinária Consultoria e para atuar nas diferentes áreas e serviços de alimentação, considerando os aspectos culturais, econômicos e sociais.
As disciplinas oferecidas permitem conhecer a história dos alimentos, a cultura dos diversos níveis de Segurança alimentar países e a ciência dos ingredientes. Também habilita a executar desde a preparação de pratos simples até os de alta gastronomia, além de conhecer os métodos de segurança alimentar e de planejamento e produção de cardápio de restaurantes de cozinha nacional e internacional, hotéis, lanchonetes, bufês, empresas e hospitais.
Campos de Atuação:
Presencial
Noite / 4 Semestres
1.700 horas
O mercado de trabalho para profissionais da área de Gastronomia está aquecido e em expansão, principalmente no setor hoteleiro. A vantagem do setor de alimentação é que, mesmo em tempos de economia incerta, seu consumo por parte da população se mantém estável ou apresenta queda pouco significativa.
Em cidades turísticas e polos industriais existe grande procura por profissionais de Gastronomia. Porém, seu campo de atuação tem crescido bastante por todas as regiões do País, principalmente em negócios ligados à alta Gastronomia ou no segmento de entregas em domicílio.
Devido à ampla formação, quem faz faculdade de Gastronomia pode atuar em diversas áreas. Conheça algumas delas e as principais atividades que este profissional desempenha em cada uma delas:
Chef de Cozinha– planeja e prepara cardápios em restaurantes, hotéis, hospitais, bares, etc. Coordena a equipe de cozinheiros e seleciona os fornecedores de ingredientes.
Personal Chef – exerce as mesmas funções do chef de cozinha, só que neste caso atua em residências particulares.
Segurança de Alimentos – atua como vigilante e realiza vistorias em cozinhas industriais e de restaurantes para garantir que as normas de segurança alimentar sejam cumpridas.
Indústria Alimentícia – desenvolve novas receitas e testa os produtos criados pela indústria.
Gestão – administra restaurantes comerciais, industriais e refeitórios dentro de hospitais e hotéis, entre outros. Gerencia todo o funcionamento destes estabelecimentos, contrata e treina profissionais, seleciona fornecedores, gerencia o estoque e as finanças da empresa.
Consultoria– presta consultoria para empresas do ramo alimentício. O objetivo é propor mudanças nos processos para melhorar o desempenho da organização como um todo.
Os profissionais da área de Gastronomia podem ainda seguir a carreira acadêmica ministrando aulas para cursos técnicos ou profissionalizantes, atuar como críticos gastronômicos, trabalhar no ramo editorial escrevendo e revisando livros de culinária e muito mais.
O objetivo do curso de Gastronomia da Escola superior Madre Celeste, é formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho, através de conteúdos bem mais abrangentes do que a manipulação de alimentos e preparação de pratos.