Licenciatura em

Educação Física

Reconhecido pelo MEC: Portaria N° 286 de 21/12/2012
Início / Educação Física

Sobre o curso

O curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade ESMAC tem em sua base de formação a área humanística, sócio-cultural e técnico-pedagógica.

Está voltado ao atendimento da demanda social na formação de profissionais em nível superior. O professor de Educação Física deverá possibilitar aos seus alunos a vivência sistematizada e a aquisição de conhecimentos-habilidades, técnicos, científicos, humanos e culturais buscando resguardar as características regionais no tocante aos interesses apresentados neste campo de atuação. O docente formado pela ESMAC será capaz de exercer a cidadania de forma ética e intervir em situações e problemas no campo da cultura corporal de forma crítica reflexiva, participativa e solidária nos espaços escolares e não escolares.

Campos de Atuação:

  • Educação física escolar;
  • Professor do ensino infantil, fundamental e médio;
  • Ações Educativas em Academias de ginástica, piscinas;
  • Clubes esportivos, clubes de recreação, condomínios;
  • Ações Educativas em Clínicas, empresas (ginástica laboral);
  • Ações Educativas em Hospitais, hoteis, spas, asilos, navios, ONGs

Modalidade

Presencial

Turno / Duração

Noite / 8 Semestres

Carga Horária

3.360 horas

O Curso de Licenciatura em Educação Física da ESMAC está voltado ao atendimento da demanda social na formação de profissionais em nível superior, capacitados a intervir acadêmica e profissionalmente no âmbito específico e histórico-cultural da educação escolar, por meio das diferentes manifestações e expressões das práticas corporais, a partir de conhecimentos técnicos, científicos, humanos e culturais, buscando resguardar as características regionais no tocante aos interesses apresentados neste campo de atuação.

Os professores de Educação Física formados pela ESMAC serão qualificados para trabalhar com situações novas e emergentes, em permanente e contínua formação, com autonomia responsável e em condições para contribuir na produção de conhecimentos e na formação cultural da população estudantil. Estes profissionais estarão comprometidos com os processos de desenvolvimento do cidadão brasileiro e da região de Ananindeua em especial.

Suas ações pedagógicas estarão especialmente voltadas para a educação de crianças, jovens, e adultos, incluindo pessoas portadoras de necessidades especiais, no contexto da educação escolar, por meio da reflexão e da prática das diferentes expressões e manifestações da cultura do movimento humano tematizadas na ginástica, no esporte, no jogo e na dança. A finalidade educativa é a formação e a emancipação cultural dos alunos, a inclusão social e a educação para a saúde. Todo este processo educativo dar-se-á por meio de uma ampla visão crítica da realidade. Toda essa atuação somente acontecerá a partir de posicionamento ético e do pleno domínio de instrumentos, técnicas e métodos que permitam desempenho com qualidade de sua profissão.

  • Assimilar os conhecimentos que lhes serão oferecidos durante o período de graduação profissional;
  • Assimilar as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica apresentada no contexto mundial;
  • Avaliar e responder com senso crítico as informações que estão sendo oferecidas durante a graduação e no exercício profissional;
  • Formar um raciocínio dinâmico, rápido e preciso na solução de problemas dentro de cada uma de suas habilitações específicas;
  • Conduzir todas as suas atividades profissionais de acordo com o mais alto rigor científico, ético e moral;
  • Ser dotado de espírito crítico e responsabilidade que lhe permita uma atuação profissional consciente, dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população humana.

Suas ações pedagógicas estarão especialmente voltadas para a educação de crianças, jovens, e adultos, incluindo pessoas portadoras de necessidades especiais, no contexto da educação escolar, por meio da reflexão e da prática das diferentes expressões e manifestações da cultura do movimento humano tematizadas na ginástica, no esporte, no jogo e na dança. A finalidade educativa é a formação e a emancipação cultural dos alunos, a inclusão social e a educação para a saúde. Todo este processo educativo dar-se-á por meio de uma ampla visão crítica da realidade. Toda essa atuação somente acontecerá a partir de posicionamento ético e do pleno domínio de instrumentos, técnicas e métodos que permitam desempenho com qualidade de sua profissão.

  • Assimilar os conhecimentos que lhes serão oferecidos durante o período de graduação profissional.

    Assimilar as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica apresentada no contexto mundial.

    Avaliar e responder com senso crítico as informações que estão sendo oferecidas durante a graduação e no exercício profissional.

    Formar um raciocínio dinâmico, rápido e preciso na solução de problemas dentro de cada uma de suas habilitações específicas.

    Conduzir todas as suas atividades profissionais de acordo com o mais alto rigor científico, ético e moral.

    Ser dotado de espírito crítico e responsabilidade que lhe permita uma atuação profissional consciente, dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população humana.

Matriz Curricular

As atuais configurações sociais, aliadas ao crescente desenvolvimento técnico-científico, incorporando-se a estes aspectos a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei no 9.394/96) no que se refere à Educação Física como componente curricular da educação básica, assim como o crescimento do interesse da população em geral pela apropriação e prática da cultura das atividades físico-esportivas vêm exigindo da Educação Física uma resposta versátil e um reposicionamento profissional à altura das novas demandas.
  • História da Educação Física;
  • Técnicas de Estudos Científicos;
  • Fundamentos histórico-metodológicos do Jogo;
  • Fundamentos histórico-metodológicos do Esporte;
  • Anatomia Humana;
  • Saúde Coletiva.
  • Fisiologia das Atividades Físico-Esportivas;
  • Fundamentos histórico-metodológicos da Ginástica;
  • Leitura e Produção Textual;
  • Ensino dos Esportes Individuais;
  • Sociologia da Educação.
  • Cinesiologia
    Bases teórico-metodológicas do condicionamento físico;
  • Psicologia da Educação;
  • Estatística;
  • Ensino dos esportes coletivos I;
  • Didática;
  • Organização de Eventos Escolares;
  • Fundamentos histórico-metodológicos da Capoeira.
  • Cineantropometria;
  • Filosofia da Educação;
  • Ensino da Cultura Corporal Amazônica;
  • Metodologia da Produção Científica;
  • Metodologia do Ensino da Educação Física;
  • Ensino da Ginástica
  • Educação Física e Mundo do Trabalho.
  • Políticas Educacionais;
  • Ensino dos Esportes Coletivos II;
  • Fundamentos histórico-metodológicos da dança;
  • TCC;
  • Atividade Física e Promoção da Saúde;
  • Estágio Supervisionado I;
  • Conhecimento e Organização Curricular em Educação Física.
  • TCC 2;
  • Ensino dos Esportes Alternativos;
  • Esportes Aquáticos;
  • Tecnologia, Intermídia e Educação;
  • Legislação da Educação Física Escolar;
  • Estágio Supervisionado II;
  • Optativa I.
  • TCC 3;
  • Libras;
  • Educação Física para pessoas com deficiência;
  • Fundamentos histórico-metodológicos das lutas;
  • Educação Física e Atendimento de Emergência;
  • Optativa II;
  • Estágio Supervisionado III.

ACONTECE NA ESMAC