Licenciatura em

Educação Física

Reconhecido pelo MEC: Portaria N° 286 de 21/12/2012
Início / Educação Física

Sobre o curso

O curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade ESMAC tem em sua base de formação a área humanística, sócio-cultural e técnico-pedagógica.

Está voltado ao atendimento da demanda social na formação de profissionais em nível superior. O professor de Educação Física deverá possibilitar aos seus alunos a vivência sistematizada e a aquisição de conhecimentos-habilidades, técnicos, científicos, humanos e culturais buscando resguardar as características regionais no tocante aos interesses apresentados neste campo de atuação. O docente formado pela ESMAC será capaz de exercer a cidadania de forma ética e intervir em situações e problemas no campo da cultura corporal de forma crítica reflexiva, participativa e solidária nos espaços escolares e não escolares.

Campos de Atuação:

  • Educação física escolar;
  • Professor do ensino infantil, fundamental e médio;
  • Ações Educativas em Academias de ginástica, piscinas;
  • Clubes esportivos, clubes de recreação, condomínios;
  • Ações Educativas em Clínicas, empresas (ginástica laboral);
  • Ações Educativas em Hospitais, hoteis, spas, asilos, navios, ONGs

Modalidade

Presencial

Turno / Duração

Noite / 8 Semestres

Carga Horária

3.360 horas

O Curso de Licenciatura em Educação Física da ESMAC está voltado ao atendimento da demanda social na formação de profissionais em nível superior, capacitados a intervir acadêmica e profissionalmente no âmbito específico e histórico-cultural da educação escolar, por meio das diferentes manifestações e expressões das práticas corporais, a partir de conhecimentos técnicos, científicos, humanos e culturais, buscando resguardar as características regionais no tocante aos interesses apresentados neste campo de atuação.

Os professores de Educação Física formados pela ESMAC serão qualificados para trabalhar com situações novas e emergentes, em permanente e contínua formação, com autonomia responsável e em condições para contribuir na produção de conhecimentos e na formação cultural da população estudantil. Estes profissionais estarão comprometidos com os processos de desenvolvimento do cidadão brasileiro e da região de Ananindeua em especial.

Suas ações pedagógicas estarão especialmente voltadas para a educação de crianças, jovens, e adultos, incluindo pessoas portadoras de necessidades especiais, no contexto da educação escolar, por meio da reflexão e da prática das diferentes expressões e manifestações da cultura do movimento humano tematizadas na ginástica, no esporte, no jogo e na dança. A finalidade educativa é a formação e a emancipação cultural dos alunos, a inclusão social e a educação para a saúde. Todo este processo educativo dar-se-á por meio de uma ampla visão crítica da realidade. Toda essa atuação somente acontecerá a partir de posicionamento ético e do pleno domínio de instrumentos, técnicas e métodos que permitam desempenho com qualidade de sua profissão.

  • Assimilar os conhecimentos que lhes serão oferecidos durante o período de graduação profissional;
  • Assimilar as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica apresentada no contexto mundial;
  • Avaliar e responder com senso crítico as informações que estão sendo oferecidas durante a graduação e no exercício profissional;
  • Formar um raciocínio dinâmico, rápido e preciso na solução de problemas dentro de cada uma de suas habilitações específicas;
  • Conduzir todas as suas atividades profissionais de acordo com o mais alto rigor científico, ético e moral;
  • Ser dotado de espírito crítico e responsabilidade que lhe permita uma atuação profissional consciente, dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população humana.

Suas ações pedagógicas estarão especialmente voltadas para a educação de crianças, jovens, e adultos, incluindo pessoas portadoras de necessidades especiais, no contexto da educação escolar, por meio da reflexão e da prática das diferentes expressões e manifestações da cultura do movimento humano tematizadas na ginástica, no esporte, no jogo e na dança. A finalidade educativa é a formação e a emancipação cultural dos alunos, a inclusão social e a educação para a saúde. Todo este processo educativo dar-se-á por meio de uma ampla visão crítica da realidade. Toda essa atuação somente acontecerá a partir de posicionamento ético e do pleno domínio de instrumentos, técnicas e métodos que permitam desempenho com qualidade de sua profissão.

  • Assimilar os conhecimentos que lhes serão oferecidos durante o período de graduação profissional.

    Assimilar as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica apresentada no contexto mundial.

    Avaliar e responder com senso crítico as informações que estão sendo oferecidas durante a graduação e no exercício profissional.

    Formar um raciocínio dinâmico, rápido e preciso na solução de problemas dentro de cada uma de suas habilitações específicas.

    Conduzir todas as suas atividades profissionais de acordo com o mais alto rigor científico, ético e moral.

    Ser dotado de espírito crítico e responsabilidade que lhe permita uma atuação profissional consciente, dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população humana.

Matriz Curricular

As atuais configurações sociais, aliadas ao crescente desenvolvimento técnico-científico, incorporando-se a estes aspectos a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei no 9.394/96) no que se refere à Educação Física como componente curricular da educação básica, assim como o crescimento do interesse da população em geral pela apropriação e prática da cultura das atividades físico-esportivas vêm exigindo da Educação Física uma resposta versátil e um reposicionamento profissional à altura das novas demandas.
  • Anatomia Humana
  • Fundamentos históricos e metodológicos da dança e Atividades Rítmicas
  • Esportes Individuais I: Atletismo
  • Fundamentos históricos e metodológicos da Ginástica
  • História da Educação Física
  • Libras
  • Projeto Interdisciplinar: Saúde Coletiva
  • Atividades Acadêmicas Complementares
  • Anatomia do Movimento
  • Bases sociológicas e antropológicas da Educação física
  • comunicação e expressão
  • Esportes Individuais II: Lutas
  • Fisiologia Humana e Biofísica
  • Tecnologias Aplicadas a Educação Física
  • Psicologia e desenvolvimento humano
  • Responsabilidade Socioambiental
  • Projeto Interdisciplinar: Manifestações Socioculturais das Atividades Lúdicas
  • Atividades Acadêmicas Complementares
  • Fisiologia do Exercício
  • Educação física e Socorros de Urgência
  • Esportes Coletivos I: Handebol
  • Natação e Atividades Aquáticas
  • Ginástica Geral
  • Fundamentos historicos e metodologicos do jogo e Recreação
  • Projeto Interdisciplinar: Tópicos Especiais em Educação Física
  • Direitos Humanos, Multiculturalismo e Cidadania
  • Atividades Academicas Complementares
  • Aprendizagem e Controle Motor
  • Cinesiologia e Biomecânica do Esporte
  • Educação Física para pessoas com deficiência
  • Medidas e Avaliação
  • Fundamentos dos esportes alternativos e regionais
  • Esportes Coletivos II: Futebol e Futsal
  • Liderança e Desenvolvimento de Equipes
  • Projeto Interdisciplinar: Esportes Adaptados
  • Atividades Acadêmicas Complementares
  • Pedagogia do Esporte
  • Estatística Aplicada
  • Aptidão Física e Saúde
  • bioquimica e bioenergetica
  • Fundamentos Didáticos-Metodológicos da Educação Física
  • Estágio I: Educação Física na Cultura , Lazer e turismo
  • Pesquisa e Gestão do Conhecimento
  • Projeto Interdisciplinar: Ginástica Laboral
  • Atividades Acadêmicas Complementares
  • Atividades de Academia
  • Bases teóricas e metodológicas dos Exercícios Resistidos
  • Nutrição Desportiva
  • Esportes Coletivos III: Basquetebol
  • Estágio II: Treinamentos Esportivos e clubes
  • Empreendedorismo
  • Projeto Interdisciplinar: Organização de Eventos
  • Atividades Acadêmicas Complementares
  • Orientação de Atividade Física para a Terceira Idade

  • Treinamento Personalizado e Desportivo

  • Educação Física na Proteção e Reabilitação Corporal

  • Esportes Coletivos IV: Voleibol

  • Estágio III: Atividades em Academia de Ginastica

  • Trabalho de Conclusão de Curso I

  • Atividades Acadêmicas Complementares

     

  • Educação Física e SUS
  • Dança e Expressão Corporal
  • Legislação e etica em educação física e esportes
  • Fundamentos do Lazer
  • Optativa
  • Gestão e marketing na educação física
  • Estágio IV: Educação Física na Saúde Comunitária e no Trabalho
  • Tópicos Avançados em Educação Física
  • Trabalho de Conclusão de Curso II
  • Atividades Acadêmicas Complementares

ACONTECE NA ESMAC