O Graduado em Biomedicina da Faculdade ESMAC identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e procura medicamentos e vacinas para combatê-las. Faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas, para diagnosticar doenças, e análises bromatológicas, para verificar contaminações em alimentos. Trabalha em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde, fazendo pesquisas e testes. Atua em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos.
A Biomedicina é uma profissão em constante processo de atualização e compreende atualmente mais de 30 áreas de atuação, sendo que o profissional pode se habilitar nas seguintes áreas: análises clínicas, imaginologia, bioengenharia, citologia oncótica, bromatologia, genética, reprodução humana, acupuntura, biomedicina estética, entre outras; conforme regulamentação do Conselho Federal de Biomedicina.
Os biomédicos são profissionais dinâmicos e com ampla formação em ciências básicas e clínicas, encontram mercado de trabalho em hospitais, clínicas, laboratórios, atuando em empresas privadas e públicas, no Sistema Único de Saúde, em atenção básica, média e alta complexidade, perícia criminal, além de poderem atuar na academia, como pesquisadores e docentes.
Em cumprimento às Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Biomedicina, Resolução CES/CNE nº 2/2003, os conteúdos essenciais para a formação do biomédico devem estar relacionados com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional.
O diplomado em Biomedicina pela ESMAC, também, apresentar-se-á no contexto socioprofissional com as competências legais, considerando a normatização do Conselho Federal de Biomedicina na Resolução Nº. 169, de 16 de janeiro de 2009.
O Biomédico formado pela ESMAC tem uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.
O profissional Biomédico deve conhecer profundamente a relação estrutura-função do organismo humano, os mecanismos causais das doenças, os princípios básicos da terapêutica, os métodos de investigação e análise laboratorial complementares aos diagnósticos e aqueles de interesse para o saneamento do meio ambiente, para a bromatologia, a produção de bioderivados.
Deve ser um profissional com visão integrada da área de conhecimento, motivado e capacitado para assumir um processo de educação continuada, para adaptar-se às modificações do mercado de trabalho em constante evolução do conhecimento científico e tecnológico; atuando de maneira ética e responsável, na busca da melhoria da qualidade de vida da população.
O Curso de Graduação em Biomedicina da ESMAC tem como objetivo geral oferecer uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, que capacite o egresso para o exercício de suas atividades profissionais em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises bromatológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises ambientais, bioengenharia e análises por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade cultural, social e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.
O curso de Biomedicina, possibilita a boa formação e capacitação de estudantes que, ao concluírem o curso estão aptos a ingressarem no mercado de trabalho, prestando importantes serviços à comunidade, não só dominando o conhecimento, mas como um profissional participativo nas decisões e no encaminhamento das soluções para os problemas referentes a sua área de atuação.
Para isto ser tornar realidade, o Curso possibilita:
– Assegurar a articulação entre o ensino, investigação científica e extensão, garantindo uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, que leve à construção do perfil almejado;
– Desenvolver os conteúdos, as competências e habilidades fundamentais à formação profissional;
– Formar o Biomédico com conhecimento profundo da relação estrutura-função do organismo humano, dos mecanismos causais das doenças, dos princípios básicos da terapêutica, dos métodos de investigação e análise laboratorial complementares aos diagnósticos e daqueles de interesse para o saneamento do meio ambiente, para a bromatologia, a produção de bioderivados;
– Formar um profissional com visão integrada da área de conhecimento, motivado e capacitado para assumir um processo de educação continuada, para adaptar-se às modificações do mercado de trabalho em constante evolução do conhecimento científico e tecnológico, atuando de maneira ética e responsável, na busca da melhoria da qualidade de vida da população;
– Formar o Biomédico apto a:
– Buscar a abordagem precoce de temas inerentes às atividades profissionais de forma integrada, evitando a separação entre os conteúdos curriculares;
– Favorecer a flexibilização curricular de forma a atender interesses mais específicos/atualizados, sem perda dos conhecimentos essenciais ao exercício da profissão;
– Estimular as dinâmicas de trabalho em grupos, por favorecerem a discussão coletiva e as relações interpessoais;
– Valorizar as dimensões éticas e humanísticas, desenvolvendo no aluno atitudes e valores orientados para a cidadania e a prática profissional;
– Disponibilizar tempo para a consolidação dos conhecimentos e para as Atividades Complementares objetivando progressiva autonomia intelectual do aluno;
– Desenvolver atitude investigativa que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento, por meio da investigação científica e da extensão.