O diplomado em Biomedicina pela ESMAC, também, apresentar-se-á no contexto
socioprofissional com as competências legais e previstas em normatização do Conselho Federal de
Biomedicina na Resolução Nº. 169, de 16 de janeiro de 2009.
O curso terá tempo mínimo de integralização de 4 (quatro) anos e máximo de 8
(oito) anos para sua conclusão, realizada pelo sistema semestral, totalizando no mínimo
200 (duzentos) dias letivos em um ano, sendo a carga horária total de 3.600 horas
distribuída de acordo com o que preceitua as Diretrizes Curriculares Nacionais.
Planejado e organizado para funcionar na modalidade a distância (EaD), com regime
acadêmico modular, com no mínimo 50 (cinquenta) dias de trabalho acadêmico efetivo em cada
Módulo, excluído o período reservado aos exames finais, quando houver. Sendo 4 (quatro) Módulos
e no mínimo 200 (duzentos) dias letivos em um ano, independente do ano civil, totalizando ao final
da integralização do curso 16 (dezesseis) módulos.
Ao contrário do antigo modelo educacional, que requeria do estudante uma postura mais
passiva, a construção do currículo do curso de Biomedicina pauta-se pela orientação dialógica, que
se organiza a partir das características discentes e da proposta de formação, considerados seus níveis
teóricos, práticos e metodológicos. Esta metodologia garante a eficácia pedagógica, compreendendo
o aluno como sujeito social, contextualizado em relação a um grupo social, cultural e econômico,
na estrutura de uma proposta avançada.
Para tanto, a organização curricular do curso foi elaborada com o escopo de promover a
teoria e a prática, por meio de situações cotidianas da profissão, e fortalece uma visão ética,
empreendedora e holística, bem como a postura crítica e analítica que se harmoniza com os objetivos
do curso.
As disciplinas ofertadas, na modalidade a distância, respeitam uma formatação adequada à
aprendizagem, intercalando momentos de leitura e compreensão de texto com momentos de
atividades individuais e cooperativas, aulas práticas presenciais e a inserção da extensão como parte
integrante da metodologia de ensino-aprendizagem, de forma integrativa e interdisciplinar.
O estágio supervisionado do curso de Biomedicina abrange campos de estágio que
possibilitam contato com a realidade profissional em instituições públicas ou privadas e o
aprimoramento técnico e profissional do estagiário. Os campos de estágio deverão ser aprovados
pelo coordenador do curso. Integram as turmas de estágio supervisionado os estudantes
regularmente matriculados na disciplina.
A supervisão de Estágio será realizada por profissionais devidamente habilitados dos
próprios locais de estágio, e a orientação será realizada por professores da área. Durante a realização
do estágio, os alunos serão submetidos a avaliação constante, através de casos clínicos. Ao final do
cumprimento das horas estipuladas para o Estágio Curricular Supervisionado, o acadêmico deverá
entregar um relatório à coordenação de Curso que constituirá uma banca para atribuição de nota. As
notas obtidas pela avaliação continuada, somadas as obtidas pelo relatório e as notas computadas
pelo supervisor local do estágio compreendem a média final para aprovação, que deverá ser de 6,0
(seis pontos).
O Biomédico formado pela ESMAC tem uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.
O profissional Biomédico deve conhecer profundamente a relação estrutura-função do organismo humano, os mecanismos causais das doenças, os princípios básicos da terapêutica, os métodos de investigação e análise laboratorial complementares aos diagnósticos e aqueles de interesse para o saneamento do meio ambiente, para a bromatologia, a produção de bioderivados.
Deve ser um profissional com visão integrada da área de conhecimento, motivado e capacitado para assumir um processo de educação continuada, para adaptar-se às modificações do mercado de trabalho em constante evolução do conhecimento científico e tecnológico; atuando de maneira ética e responsável, na busca da melhoria da qualidade de vida da população.
O Biomédico deve estar apto a:
O biomédico formado pela ESMAC estará apto ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, banco de sangue, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, biomedicina estética, análises ambientais, análises toxicológicas, análises bromatológicas e análise por imagem.
O curso pretende desenvolver o profissional Biomédico apto com as seguintes competências:
a) atuar em todos os níveis de atenção à saúde, relacionando-se em equipes multiprofissionais de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde,
b) pautar-se em princípios éticos, valorizando e respeitando o ser humano em suas dimensões biológicas, culturais e psicossociais;
c) realizar os mais variados tipos de coleta de amostras biológicas e exames laboratoriais,
d) supervisionar os setores de coleta de materiais biológicos, (excetuando-se as biópsias, coleta de líquido, cefalorraquidiano (liquor) e punção para obtenção de líquidos cavitários em qualquer situação).
e) realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres, responsabilizando-se tecnicamente por exames clínico-laboratoriais de materiais oriundos de seres humanos;
f) operar equipamentos e desenvolver protocolos de estudo em Tomografia computadorizada (TC), Ressonância Magnética (RM), Medicina nuclear (MN), Radioterapia (RT), ultrassonografia (USG) e radiologia, junto à equipes médicas;
g) desenvolver novas técnicas em biotecnologia e bioengenharia direcionada aos seres humanos;
h) coordenar grupos de colaboradores em atividades de administração e gestão de laboratórios de análises clínicas;
i) atuar no processo de informatização de dados e armazenamento das imagens relacionadas à área biomédica; 26
j) atuar em desenvolvimento de pesquisa genética, realizando exames de Citogenética Humana e Genética Humana Molecular (DNA), culturas, preparações citológicas e análises;
k) assumir a responsabilidade técnica, elaborar e firmar os respectivos laudos dos exames laboratoriais;
l) comunicar a outros profissionais ou diretamente aos pacientes os resultados de exames na qualidade de consultor ou aconselhador genético;
m)realizar exames citopatológicos, imuno-histoquímicos, de biologia molecular, análises toxicológicas e bromatológicas;
n) realizar as práticas complementares integrativas no cuidado à saúde humana e sua relevância para a atuação e autonomia do Biomédico;
o) atuar e gerir a área de saúde estética, desde que especializado, podendo participar individualmente e/ou em equipes;
p) atuar na pesquisa, desenvolvimento, seleção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia, tais como reativos, reagentes e equipamentos;
q) realizar, interpretar, responsabilizar-se tecnicamente por exames microbiológicos e físico-químicos de importância para o saneamento do meio ambiente e emitir laudos e pareceres;
r) gerar, difundir e transmitir conhecimentos para a formação de novos profissionais biomédicos e para esclarecimento da coletividade.
Diante destes fatos, a ESMAC tem como objetivo institucionais que orientam as atividades da Faculdade:
1. Institucionalizar as práticas de planejamento e gestão estratégicas;
2. Adaptar a infraestrutura e sua gestão às demandas da atualidade; 1 BRASIL, Ministério da Educação. Lei Federal nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 9
3. Assegurar a qualidade do ensino em todos os níveis buscando novos patamares de excelência acadêmica;
4. Institucionalizar ações inovadoras nas atividades de ensino;
5. Buscar novos patamares de excelência acadêmica na Pós-Graduação;
6. Ampliar o acesso qualificado e a efetividade dos processos de formação;
7. Institucionalizar ações de interação com os egressos;
8. Promover a implantação de estruturas inovadoras de pesquisa;
9. Fortalecer a inserção regional e a responsabilidade social da ESMAC na área do ensino, pesquisa e extensão;
10. Melhorar as ações e estimular propostas inovadoras de interação comunitária com responsabilidade social;
11. Ampliar o ambiente cultural e artístico da ESMAC para aperfeiçoar a formação do ser humano;
12. Sensibilizar, conscientizar, orientar e estimular práticas com responsabilidade social;
13. Sensibilizar, conscientizar, orientar e estimular práticas de inclusão social;
14. Dirigir a gestão da ESMAC com Qualidade, Respeito ao Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional;
15. Proporcionar a formação em nível de pós-graduação Lato Sensu e Aperfeiçoamento na ESMAC.
O currículo do curso também atende às DCN. Sendo previsto a realização em alguns módulos ao longo do currículo, por meio de trabalhos desenvolvidos através de estudos dirigidos e por estudos aplicados de caráter interdisciplinar, totalizando 200 horas ao final do curso de Biomedicina. As Atividades Complementares constituem componentes curriculares do Curso, em atendimento às DCNs estabelecidas pelo Ministério da Educação. Constituem objetivos fundamentais das Atividades Complementares: Enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, por meio de uma formação profissional social e humanizada, ampliando os horizontes do conhecimento 37 para além das aulas; Fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão; Encorajar a aquisição de habilidades e competências tanto no contexto interno, quanto fora do ambiente institucional, incluindo atividades transversais, opcionais e interdisciplinares, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com a comunidade; Promover a flexibilização da estrutura curricular dos Cursos de Graduação; Estimular práticas de estudos independentes, visando a uma progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno. As Atividades Complementares deverão ser cumpridas pelo aluno, a partir de seu ingresso na graduação e conforme a distribuição nos respectivos módulos, totalizando 200 horas ao final do Curso, divididas em atividades obrigatórias de extensão (100h) e livres (100h). A integralização das Atividades Complementares é condição indispensável à colação de grau, deverá acontecer ao longo do curso e seu registro constará obrigatoriamente no Histórico Escolar dos alunos. As cargas horárias mínimas a ser cumprida em cada tipo de Atividades Complementares, a descrição delas, bem como informações mais detalhadas sobre sua integralização, encontra-se devidamente descritas em regulamento próprio da ESMAC.